Pesquisadores de Petrolina usam ferramenta online para fazer levantamento sobre principais problemas da cidade

por Carlos Britto // 07 de julho de 2019 às 16:20

Foto: reprodução

Pesquisadores de Petrolina estão testando pesquisas de opinião política e avaliação pública por meio do E-Research. Já experimentado em diversas cidades do mundo, o método consiste em ferramentas online para levantamento de dados sobre problemas municipais e a avaliação dos políticos locais.

Com a intenção de substituir as morosas e custosas pesquisas tradicionais, alguns pesquisadores têm utilizado os novos mecanismos de pesquisas online – a exemplo do Google Forms – como alternativa para as suas pesquisas. A intenção é justamente levantar dados prévios e rápidos que possam indicar um caminho e pontos de avaliação futura.

Em Petrolina é comum ver estudantes utilizando desses mecanismos para levantamento de dados para as suas pesquisas acadêmicas. Agora, os pesquisadores também estão realizando seus questionários online como uma forma de alcançar o maior número de pessoas possível e entender cada vez mais os dados da região.

Nesse sentido, quatro pesquisadores petrolinenses estão realizando uma pesquisa online com a finalidade de entender os principais problemas da cidade e ver como os cidadãos avaliam os seus políticos locais.

Mapeamento

A pesquisa busca mapear os pontos de problemas nos bairros da cidade e as principais reivindicações dos petrolinenses em relação ao seu bairro, criando com isso um banco de dados que servirá para um futuro estudo comparado que levará a proposição de políticas públicas, ações governamentais e ações privadas focadas aos bairros. isso é uma pratica usada em diversas cidades do mundo e indica um pouco da chegada do E-Government e o E-Research à região.

Com a avaliação de políticos a intenção da pesquisa é entender com o cidadão ver seus políticos e como está a percepção por renovação política na cidade. O cidadão pode responder essa pesquisa acessando o link da pesquisa pública.

Segundo Alan da Silveira, chefe da equipe, a pesquisa busca revolucionar a forma de se desenvolver políticas públicas na cidade. “A nossa intenção com essa pesquisa é trazer o que há de mais inovador no resto do mundo para a Capital do Sertão. É estudar os principais problemas do município e propor soluções específicas para cada problema e deixar de lado essas soluções gerais. É revolucionar a forma de se desenvolver política pública no município“, pondera.

Segundo ele, todos os dados serão públicos para que mais pessoas possam estudá-los e alcançar novos resultados. “Os dados elencados com essa pesquisa serão utilizados para desenvolvermos soluções a cada bairro do município e como nós queremos desenvolver nossa cidade, todos esses dados serão públicos a qualquer pessoa que queira ajudar a propor soluções“, destaca.

Resultado

Os cidadãos poderão acessar os resultados dentro de um mês, no site da pesquisa ou pelas redes sociais de Alan da Silveira no Facebook e Instagram (@alandasilveirape), que apresentará também algumas soluções por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários