O professor e pesquisador de Tecnologia do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE), Vanderlei Gondim, lançará a primeira plataforma do Brasil cuja proposta é avaliar qualitativamente a atuação dos vereadores de uma cidade. O lançamento do ‘Siga seu Vereador’ (sigaseuvereador.org) será na próxima terça-feira (31), dentro do 6º Seminário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco, evento realizado pelo IFSertãoPE, que vai acontecer no anfiteatro da Univasf, das 8h às 18h. O objetivo é promover a transparência e a participação ativa dos cidadãos na política local.
Em entrevista a este Blog, Vanderlei explicou como surgiu a ideia de criar a plataforma. “O projeto faz parte do meu doutorado, trabalho realizado pelo projeto ‘Colaboratorio’, um laboratório de inovação urbana do IFSertãoPE. Com o propósito de estimular a participação cidadã, criamos o ‘Siga seu Vereador’, a primeira plataforma do Brasil que vai avaliar qualitativamente a atuação dos vereadores de uma cidade. O objetivo é permitir que o cidadão acompanhe, de maneira mais fácil, o trabalho do seu vereador”, pontuou.
O projeto já tem dois anos de desenvolvimento, incluindo a realização de uma pesquisa na cidade para saber o que a população acha importante no trabalho de um vereador. “Fizemos esse levantamento na cidade com mais de mil pessoas sobre os critérios que a população gostaria de elencar para que o vereador pudesse trabalhar de acordo com esses critérios. Foram listados 10 critérios, e o campeão de indicações foi o combate à corrupção”, explicou o professor, ressaltando que, depois de Petrolina, a plataforma vai ser utilizada em todo o país e também em Portugal, onde Vanderlei faz doutorado.
Ele explicou ainda como será feita a coleta de dados e informações do Legislativo municipal. “Cada ação desenvolvida pelos vereadores será confrontada pelos critérios. As informações serão coletadas diretamente da Câmara Municipal e do Tribunal Regional Eleitoral. Não há nenhuma informação fora desses dois escopos. Os vereadores serão ranqueados com suas respectivas notas, critérios e ações que eles desenvolverem. A partir daí, o cidadão vai identificar e verificar o trabalho dos vereadores e o que o cidadão espera que ele faça, de acordo com os critérios pré-estabelecidos em pesquisa. Todos os desenvolvedores da plataforma são doutores e sem vínculos políticos, justamente para trazer honestidade e clareza”, ressaltou.
O professor contou que teve uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, Aero Cruz, e ressaltou que foi muito bem recebido pelo vereador, o qual manifestou total apoio à plataforma. Como é um trabalho de doutorado, todos os custos com a plataforma são do próprio Vanderlei. Para ter acesso à plataforma, basta acessar o sigaseuvereador.org e realizar o cadastro. No site o internauta pode encontrar outras informações sobre o funcionamento da plataforma.
Seminário
O 6º Seminário de Cidades Inteligentes do Vale do São Francisco discutirá soluções para os principais problemas dos centros urbanos, e vai contar com os maiores especialistas no assunto no Brasil. O evento, que faz parte do Outono Urbano da Organização das Nações Unidas (ONU) – Habitat, segue com inscrições abertas e gratuitas e podem ser feitas acessando aqui. O seminário é direcionado a professores e estudantes de qualquer área, organizações públicas ou privadas, startups, pesquisadores, representantes de movimentos sociais, gestores públicos, líderes comunitários e demais interessados no tema. A programação completa está disponível aqui.
Será ótimo, e já está de parabéns pela iniciativa e grande ideia, mas sou sincero, vão mandar derrubar logo, pois creio que o resultado não agradará a muitos, já que serão maioria os maus avaliados.
Vai ter muitos vereadores pagando a nego para dá um positivo e ele se sair bem na fita.
Parabens Vanderlei, grande iniciativa. Seu projeto tem tudo pra evoluir no Brasil e no Mundo. Torço por você. Sucesso meu primo.