Pesquisa Ipespe: Marília mantém dianteira e segundo lugar segue aberto

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2022 às 08:10

Foto: Reprodução

A terceira rodada da pesquisa Folha de Pernambuco – em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) – para o Governo mostra que a candidata Marília Arraes (SD) segue consolidando sua liderança, com 35% das intenções. Na segunda colocação, houve uma oscilação em relação ao último levantamento, em 15 de agosto. Agora é Anderson Ferreira (PL), com 13%, quem está em segundo. Raquel Lyra (PSDB) e Danilo Cabral vêm colados em terceiro, com 12% cada um. Miguel Coelho ficou com 10%. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais, o que indica um empate técnico entre os quatro postulantes.

Pastor Wellington (PTB) é o preferido por 1% dos entrevistados. João Arnaldo (PSOL) não alcançou 1%. Os postulantes  Jadilson Bombeiro (PMB), Cláudia Ribeiro (PSTU), Jones Manoel (PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO) constavam na lista estimulada, mas não foram mencionados pelos entrevistados. Os que disseram que não votarão em nenhum desses ou escolheram branco ou nulo somam 9%.

Não sabem ou não responderam foram 10%. A pesquisa foi feita entre os dias 7 e 9 de setembro e ouviu mil pernambucanos em todo o Estado.

A evolução

Em relação à primeira rodada do levantamento, Marília foi a que apresentou o maior crescimento. Em julho, ela tinha 29%. Chegou a 31% em agosto e agora marcou 35%.

Anderson tinha 12% em julho, o mesmo número na última pesquisa e, dessa vez, alcançou 13%. Por outro lado, Raquel, que teve os mesmos 13% nas duas primeiras edições, ficou agora com 12%. Danilo começou com 10%, subiu para 11% e atingiu 12% nesta rodada. Miguel, no início, tinha 9%, passou para 10% e segue com este percentual.

Por gênero

Na pesquisa detalhada por públicos, é possível verificar o quanto está indefinido o segundo lugar. Entre os eleitores do sexo masculino, 35% disseram votar em Marília. Em seguida, vem Anderson com 15%; Danilo com 12%; Raquel, 11% e Miguel, 10%. Já entre os entrevistados do sexo feminino, Marília também tem 35% das intenções de voto. No segundo lugar, estão empatados Danilo e Raquel, com 12% cada. Anderson vem em seguida, com 11% e Miguel tem 9%.

Faixa etária

A pesquisa Folha/Ipespe também mostra a preferência dos eleitores por faixa etária. Entre os que têm de 16 a 24 anos, a candidata do Solidariedade também tem 35%. Raquel fica em segundo, com 13%. Anderson Ferreira e Danilo Cabral ocupam o terceiro lugar, com 12% cada, e Miguel Coelho chega a 10%. Já para aqueles com 60 anos ou mais, Marília é a escolhida por 39%; Anderson por 16%, Danilo, 15%, Raquel, 11% e Miguel, 4%.

Escolaridade e renda

Do ponto de vista da escolaridade, 36% dos eleitores com até o ensino fundamental disseram que vão votar em Marília. Outros 14% optam por Anderson e 13% por Danilo. Raquel soma 8% e Miguel, 7%. Já os que têm ensino médio completo, 36% preferem Marília; 15% Raquel e 13% Miguel. Anderson e Danilo somam 10%. E entre aqueles com nível superior, Arraes tem 27% dos votos; Anderson, 16% e Danilo, 15%. Raquel soma 15% e Miguel, 9%.

Na faixa de renda de até 2 salários-mínimos, segue Marília na liderança, com 37%; seguida de Danilo com 12% e Anderson e Raquel, com 11%. Miguel possui 7%. Para quem recebe acima de 5 salários, Marília tem 29% da preferência. Cabral tem 17% e Raquel, 15%. Anderson possui 14% e Miguel, 13%.

Por região

Entre os moradores da capital, Marília é a escolhida por 40% dos eleitores. Anderson fica com 19%, Danilo com 11%; Raquel, 7% e Miguel, 4%. Já na periferia, Marília chega a 31%; Anderson, 25%; Danilo, 13%; Raquel, 11% e Miguel, 5%. Por fim, entre os entrevistados do interior, o resultado foi Marília com 35%; Raquel e Miguel têm 14% cada; Danilo, 12% e Anderson, 6%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE-09209/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07692/2022. (Fonte: Folha/PE)

Arte : Hugo Carvalho/Folha/PE

Pesquisa Ipespe: Marília mantém dianteira e segundo lugar segue aberto

  1. Joelson Ribeiro de Souza disse:

    Por enquanto marilia vai se mantendo numa, possibilidade de Vitória no primeiro turno mais ainda vejo segundo turno pela frente. Agora igual eu falei não sei com quem, ela vai disputar porque ta aberto até lá ainda tem água para rolar.

  2. Ricardo disse:

    Miguel vai perder até pro Pastor 😂😂😂😂

  3. Lula Salvação Nacional disse:

    Cadê a pesquisa com Miguel em segundo, só se for Paraná Pesquisa sem credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.