Pesqueira sedia evento de valorização de práticas inovadoras no semiárido

por Carlos Britto // 27 de abril de 2011 às 10:57

Começa hoje (27) o II Encontro Nacional de Agricultores/Experimentadores do Semiárido. O evento, que segue até o próximo dia 29 de abril, é promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e será realizado na cidade de Pesqueira, agreste pernambucano, onde serão compartilhadas experiências inovadoras que estão sendo realizadas para convivência sustentável com o semiárido. 

Visita de campo, mesas de debate e intercâmbio de experiências são algumas das atividades que fazem parte da programação do Encontro, que envolverá cerca de 200 agricultores e culminará com um ato público no último dia (29). Para esta data, está prevista a participação média de mil pessoas que serão mobilizadas em todo o estado de Pernambuco. 

Através desse evento, a ASA Brasil, vai promover o intercambio de conhecimento entre as famílias campesinas, tanto no aspecto da inovação e da experimentação tecnológica, como também no campo das políticas públicas que vêm sendo implementadas no semiárido brasileiro. Além de um encontro da diversidade cultural e social, o evento vai abordar como a agroecologia vem se firmando como base para uma agricultura familiar mais sustentável no nosso país”, enfatiza o Coordenador do Programa Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas do Caatinga, Márcio Moura. 

O evento tem o apoio da Fundação Avina, Cooperação Espanhola, Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Na ocasião, ale, dos agricultores/as, o encontro reunirá representantes de organizações ligadas a ASA, assessores técnicos dos programas, integrantes do governo e agricultores/as da Bolívia, Argentina e Paraguai.

Agricultores/experimentadores 

O termo agricultores/experimentadores se refere a camponeses que desenvolvem um trabalho inovador na região semiárida através de práticas simples que se adaptam as características da região. Essas ações são realizadas cotidianamente no campo e facilitam o cultivo, criação e uso racional da água no semiárido brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários