Na Bahia, peru de Natal é reprovado por órgão fiscalizador

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2016 às 20:02

peru-de-natal-bahiaO Peru, um dos principais símbolos da ceia natalina, foi um dos itens fiscalizados na Operação ‘Natal Seguro’ com maior índice de reprovação na Bahia (30%). O erro constatado foi a falta da indicação obrigatória na embalagem do peso líquido do produto. Ou seja, o consumidor acaba pagando também pelo peso da embalagem. A fiscalização foi feita pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) – órgão delegado do Inmetro na Bahia – e a autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, de 12 a 14 de dezembro, em mercados na capital e interior do Estado.

A taxa de reprovação de 30% também foi atribuída ao item ameixa, cujo exame encontrou peso menor em relação ao indicado na embalagem, além da falta da indicação obrigatória do peso líquido na embalagem. Os demais produtos verificados atingiram um índice de reprovação de 10%. São eles: panetones, chester, bacalhau, tender, roscas, queijo cuia, frutas cristalizadas, damasco, castanhas, nozes e passas. Apenas o item espumante teve aprovação de 100% das amostras analisadas.

Os estabelecimentos comerciais foram autuados e terão 10 dias para apresentar a defesa. A multa pode chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração“, destacou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode fazer a denúncia junto a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888. (foto: camila Souza/GOVBA/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários