Pernambuco vacina primeira criança entre 5 e 11 anos

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2022 às 07:59

Foto: Miva Filho/SES-PE divulgação arquivo

Maria Antônia Oliveira, de 11 anos, foi a primeira criança pernambucana na faixa etária de 5 a 11 anos vacinada contra a Covid-19 no Estado. Diagnosticada com síndrome de Down, ela recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer/Comirnaty no início da tarde desta sexta-feira (14), em vacinação simbólica realizada pela Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco na Associação Afeto, Zona Norte da capital pernambucana. A primeira remessa dos imuniobiológicos, com 60 mil doses, destinada à faixa etária chegou ao Recife no final da manhã.

Outras cinco crianças com síndrome de Down e uma com autismo assistidas no serviço também receberam a primeira dose da vacina, aplicada pela superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, durante o ato simbólico.

A pequena Bela Carvalho, de 7 anos, foi outra das crianças vacinadas hoje. Animada, Bela, que também tem Down, afirmou estar emocionada com o momento. Sentimento compartilhado com a mãe, a empresária Juliana Carvalho, de 36 anos. “Acompanhamos nossos filhos nestes anos de pandemia, sem escola, privados de ver os amigos. Chegar nesse momento é uma realização depois de tudo o que a gente passou“, pontuou.

Hoje é um dia muito importante na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. Neste primeiro momento, recebemos essas 60 mil doses. Há uma expectativa de que as remessas aumentem nas próximas semanas. Tão logo a gente vacine essas crianças com comorbidades, devemos começar a vacinar por faixa etária, começando pelas crianças de maior idade até as crianças de menor idade”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo, que acompanhou a vacinação das primeiras crianças.

Geres

As Gerências Regionais de Saúde (Geres) ficam responsáveis por disponibilizar os imunobiológicos para aos gestores municipais, que possuem autonomia na criação de estratégias para promover o acesso a sua população. Até o momento, a vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para aplicação na faixa etária dos 5 a 11 anos. Das 60 mil doses enviadas a Pernambuco, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas e 53.980 doses serão para 4,28% da população entro do grupo prioritário.

O envio de novas doses será feito pelo Ministério da Saúde de forma gradativa. A vacina contra a Covid-19 estará disponível para as crianças de 5 a 11 anos nos postos e pontos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS), desde que acompanhadas pelo pai, pela mãe ou responsáveis. No ato da imunização, será exigida a apresentação de um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A estimativa é de que essa faixa de público seja de 1,1 milhão em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *