Pernambuco se engaja na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

por Carlos Britto // 07 de outubro de 2019 às 14:00

Foto: Miva Filho/SES-PE divulgação arquivo

Começou nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A ação, que segue até o dia 25/10, é voltada para crianças entre seis meses e 4 anos que ainda não iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal. Os meninos e meninas dessa faixa etária que já estão com a caderneta de vacinação em dia não precisam comparecer aos postos de saúde.

As crianças constituem o grupo com a maior incidência de casos de sarampo no Brasil. Aqui em Pernambuco, temos cinco confirmações em meninos e meninas menores de 1 ano, inclusive com um óbito nessa faixa etária, que foi inclusa no grupo prioritário para vacinação a partir de agosto deste ano. Precisamos sensibilizar os pais e responsáveis para levar os pequenos aos postos de saúde e deixá-los protegidos contra o sarampo, além da caxumba e a rubéola. Distribuímos vacinas e capacitamos os profissionais dos municípios para que todos que precisam tenham acesso a essas doses que evitam o adoecimento e óbitos“, afirma a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo. A gestora informa, ainda, que 170 mil doses foram encaminhadas apenas este mês para auxiliar os municípios em suas ações.

Toda criança entre seis meses e 11 meses deve ser vacinada com a tríplice viral, considerada a ‘dose zero’. Uma nova dose deve ser feita aos 12 meses e outra aos 15 meses, quando o esquema é finalizado. A partir dos 2 anos, caso o menino ou menina ainda não tenha começado o esquema vacinal, as duas doses devem ser feitas com um intervalo de um mês entre elas. No Estado, entre janeiro e setembro, mais de 205 mil doses já foram aplicadas em crianças entre 6 meses e 4 anos. No público em geral, incluindo todas as faixas etárias, foram 468 mil doses.

O público pode se imunizar de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Dados

Até o último dia 27.09, foram notificados em Pernambuco 731 suspeitas de sarampo, com 242 descartes, 23 confirmações e as demais em investigação. As confirmações ocorreram entre julho e a primeira quinzena de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários