Pernambuco lidera denúncias registradas no aplicativo da Justiça Eleitoral

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2022 às 11:03

Foto: reprodução TSE

Pernambuco é o Estado do Brasil com mais denúncias registradas no aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral. Até o final da tarde dessa quinta-feira (25), um total de 256 pessoas mandou fotos ou vídeos de propaganda irregular, em praticamente todos os municípios do Estado. No Recife foram 110 casos, seguido pelo Cabo de Santo Agostinho, com 43; Olinda, com 14; Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe  e Caruaru. Na mesma consulta, São Paulo aparecia com 245 denúncias, Minas Gerais, com 191.

O Pardal existe desde as eleições de 2016, e está disponível para que cidadãos denunciem propagandas eleitorais irregulares de maneira fácil e confidencial. Nas últimas eleições foram realizadas 105.543 denúncias, em todo o país, sendo 4.402 em Pernambuco. A evolução das denúncias enviadas ao aplicativo podem ser verificadas no link.

Ao identificar um problema, os cidadãos devem tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município que fará a análise da denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, deve constar o nome e o CPF da pessoa que fez a denúncia. Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade.

O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e já está disponível para download nas lojas virtuais da Apple e Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.