Pernambuco é o estado que menos contrata jovens aprendizes

por Carlos Britto // 20 de junho de 2011 às 20:37

Pernambuco é, de acordo com o Ministério do Trabalho, o estado que menos cumpre uma lei federal existente há 11 anos que obriga toda empresa a ter, no quadro de funcionários, os chamados Jovens Aprendizes.

Os números mostram que as empresas pernambucanas poderiam absorver 34.787 adolescentes e jovens, mas apenas 10% das vagas estão preenchidas.

A lei determina que de 5% a 15% dos empregados das empresas sejam aprendizes. Todas as empresas podem fazer esse tipo de contratação, só estão excetuadas dessa obrigação, que é legal, as empresas de pequeno porte, as microempresas e as entidades que se destinam a ensinar.

O contrato dura, no máximo, dois anos e o Jovem Aprendiz recebe o salário-hora. A carga horária dele será da seguinte forma: até a 8ª série do Ensino Fundamental, ele pode trabalhar durante seis horas, incluindo a questão de atividades teóricas e práticas que devem ser desenvolvidas. Se já tiver o ensino médio, ele poderá trabalhar até oito horas no máximo e não pode hora extra e não pode haver a compensação. (Com informações do pe360graus.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários