Pernambuco é destaque no cenário nacional com Operação ‘Paz’

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2023 às 06:57

Foto: SDS/Secom-PE

Dos 2.287 inquéritos antigos concluídos na Operação ‘Paz’, até o dia 15 de dezembro, Pernambuco foi responsável, sozinho, por 63,7% deles. Mas este não foi o único destaque do Estado. Mais de 30% das perícias foram realizadas pela Polícia Científica de Pernambuco.

O Estado também foi autor de 30% das ações de inteligência e responsável ainda por 15% de todas as abordagens e barreiras realizadas pela Polícia Militar de Pernambuco. Os números foram apresentados na manhã de quarta-feira (20) pela secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, durante coletiva com a imprensa, na sede da SDS, no Recife. Na ocasião, ela trouxe os números gerais de Pernambuco na Operação Paz, dos dias 01/09 a 15/12 e o Dia D da operação, que aconteceu no dia 19.

A Operação Paz acontece em todo o País, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e teve início no dia 01 de setembro e vai até o dia 31 de dezembro, com investimento mensal superior a R$ 4 milhões em Pernambuco. O Dia D da operação aconteceu ontem (19) nos 12 estados da federação selecionados com base na representatividade na área da segurança pública que cada estado ocupa no cenário nacional e de seus índices de mortes violentas.

O objetivo do Dia D foi intensificar as ações ostensivas, as perícias e a execução de mandados de prisão e busca e apreensão; ações de repressão e prevenção à criminalidade, com foco na redução das Mortes Violentas Intencionais (MVIs), além do combate ao tráfico de drogas e entorpecentes que estão sendo pontualmente intensificados.

Resultados

Entre os resultados de Pernambuco no ‘Dia D’ estão a realização de 23 prisões de homicidas; outras 105 prisões por outros crimes; 89 perícias realizadas e mais de 2.100 ações ostensivas. A produtividade de toda a Operação, do início até o dia 15 de dezembro, traz números também expressivos. Cerca de 250 mil ações ostensivas realizadas; 157 prisões de homicidas; 506 prisões por outros crimes; 112 armas de fogo apreendidas; 5.600 perícias realizadas e outros 1.333 procedimentos policiais efetuados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários