Pernambuco dispensa comprovação de vacinação em eventos

por Carlos Britto // 19 de outubro de 2022 às 19:00

Foto: Reprodução/Internet

Pernambuco deu, nesta quarta-feira (19), mais um passo na flexibilização das medidas de enfrentamento à Covid-19. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Paulo Câmara determinou a dispensa da obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus em todo o território pernambucano.

A flexibilização vale para acesso a eventos, serviços e atividades sociais, econômicas e esportivas em todo o Estado, incluindo Fernando de Noronha. No decreto, é reforçado que “fica mantida a obrigatoriedade o uso de máscara nas unidades e serviço de saúde“.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) de terça-feira (18) indicam que Pernambuco aplicou, desde 18 de janeiro de 2021, 22.090.404 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população. A cobertura está em 92,36% na primeira dose; 86,92% na segunda; 56,39% na terceira; e 41,70% na quarta aplicação.

A extinção da apresentação do atestado de imunização decorre de nota técnica emitida na semana passada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs), vinculada à SES-PE. No documento, é citado o “cenário epidemiológico favorável ao controle da Covid-19 e do fim do período sazonal de circulação dos vírus respiratórios, especialmente do Sars-CoV-2“. A nota, então, reconhece que é desnecessária a exigência compulsória da apresentação do esquema vacinal completo. (Fonte: Folha/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.