Pernambuco confirma circulação de novas subvariantes da Ômicron

por Carlos Britto // 13 de novembro de 2022 às 15:18

Foto: Reprodução/Internet

O Governo de Pernambuco confirmou, neste sábado (12), que as subvariantes da Ômicron – linhagem da Covid-19 – BQ.1 e XBB já circulam no Estado. De acordo com comunicado da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o resultado de um novo sequenciamento genético do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) aponta que, das 75 amostras positivas analisadas, todas da Ômicron, oito (11%) foram identificadas como BQ.1 e uma (1%) como XBB. O restante foi classificado como BA.5 (85%) e BA.4 (3%).

As coletas das amostras analisadas nesta rodada de sequenciamento foram realizadas entre os dias 18 de outubro e 1º de novembro, período em que a positividade para o novo coronavírus voltou a subir em Pernambuco.

Dos oito genomas classificados como BQ.1, quatro são de pessoas residentes do município do Recife, dois de moradores de Jaboatão dos Guararapes, um de Limoeiro e um de Serrita. Os testes foram feitos em seis mulheres e três homens, com idades entre 20 e 77 anos. O genoma da subvariante XBB é de uma pessoa moradora do Recife.

Todos os casos foram notificados como leves. Ainda não há informações sobre histórico vacinal dos pacientes. Segundo a SES, o motivo é que os sistemas de notificação do Ministério da Saúde “estão apresentando instabilidade“.

Ainda na nota, o governo enfatiza que a confirmação da circulação destas novas subvariantes da Ômicron em Pernambuco reforça o alerta da SES para a importância da manutenção dos cuidados e do avanço da vacinação contra a doença. (Fonte g1/PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.