Pernambuco avança na perícia forense com novo tomógrafo

por Carlos Britto // 05 de maio de 2024 às 16:00

Foto: Reprodução DP

Neste sábado (4), o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife recebeu um novo tomógrafo, entregue pelo Governo do Estado. O equipamento, que já está em funcionamento, é parte do programa Juntos pela Segurança e coloca Pernambuco como o primeiro estado do Norte-Nordeste, e o sexto do Brasil, a adotar uma perícia tanatoscópica menos invasiva.

O tomógrafo, adquirido por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ao custo de R$ 1,5 milhão, está instalado em uma sala especialmente preparada para o seu uso. A governadora Raquel Lyra destacou que o equipamento permitirá uma perícia mais eficiente e procedimentos menos invasivos no corpo de quem será periciado.

Além disso, o novo tomógrafo auxiliará os profissionais do IML na definição das causas de mortes, garantindo qualidade e agilidade nas investigações. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que o equipamento proporcionará um salto na qualidade dos laudos de exames nos corpos.

O tomógrafo também possibilita a reconstrução tridimensional (3D) do corpo, permitindo uma necropsia menos invasiva e com maior capacidade de detecção de detalhes. Paulo Ferraz, gestor do IML Recife, registrou que o princípio da tomografia computadorizada em pessoas falecidas envolve uma tríade que vai desde a proteção profissional, até uma precisão diagnóstica do mecanismo da lesão anatômica, e também o respeito à pessoa falecida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários