Pernambuco ampliará número de escolas em tempo integral para 2022

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2021 às 08:00

Foto: Aluísio Moreira/SEI-PE

Reforçando o compromisso do Estado com o ensino integral, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou nesta quarta-feira (24) a expansão da rede de escolas nessa modalidade. Para o ano letivo de 2022, o Estado contará com mais 70 Escolas de Referência em Ensino Médio e Ensino Fundamental e Médio (EREMs e EREFEMs), 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (EREFs), e mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), sendo seis EREMs já existentes que serão transformadas em ETEs, e cinco escolas que estão em construção.

Estamos atingindo o patamar de 75% das vagas no ensino médio do Estado em tempo integral, garantindo vagas a todos os alunos. Isso é uma meta antiga que tínhamos, e a universalização vai se tornar realidade em 2022. Pernambuco também terá o ano com a maior criação de escolas em tempo integral desde que o modelo foi implantado. Chegaremos a 540 unidades de ensino funcionando nesse modelo”, enfatizou Paulo Câmara.

Das novas escolas de referência, 14 vão funcionar em jornada integral de 45 horas (EREM), 16 em jornada integral de 35 horas com dois turnos de Ensino Médio (EREM) e outras 40 em jornada integral de 35 horas com dois turnos de Ensino Fundamental e Médio (EREFEM), totalizando 540 escolas de referência na rede estadual. Para fortalecer o Ensino Fundamental Anos Finais, que atualmente conta com seis EREFs, o Estado amplia para 40 o número de unidades de ensino com essa modalidade.

Reforço

O secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, ressaltou que no ensino técnico Pernambuco também ganha o reforço de mais 11 ETEs, subindo para 61 no total. “Essa ampliação vai garantir aos jovens pernambucanos a possibilidade de ter um ensino técnico de ótima qualidade nas 61 unidades distribuídas em praticamente todas as regiões do Estado”, frisou Barros. No Recife, duas escolas serão transformadas em ETEs: a Mariano Teixeira, no bairro de Areias, e a João Bezerra, em Brasília Teimosa.

A vice-governadora Luciana Santos também esteve presente ao anúncio, juntamente com os secretários executivos Ana Selva (Desenvolvimento da Educação), Maria Medeiros (Educação Integral e Profissional), Leonardo Santos (Planejamento e Coordenação) e José Mauricio Cavalcanti (Casa Civil), além da diretora executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira, e da gerente regional de Educação Recife Norte, Neusa Pontes. Participaram também os deputados estaduais Paulo Dutra, Laura Gomes e Antonio Fernando.

Pernambuco ampliará número de escolas em tempo integral para 2022

  1. Jonas disse:

    Mas para Petrolina, nada de escola técnica estadual! E ainda tem a desfaçatez de dizer que todas as regiões do estado serão contempladas! Quanta falsidade! Se não fosse os investimentos do governo federal, não sei o que seria de nossa cidade, porque esperar alguma coisa de um governador que tem desprezo pela maior cidade do Sertão, é pedir pra ser iludido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Essas modernizações só tem piorado a prestação dos serviços