Período de chuvas requer atenção redobrada da população no combate ao mosquito Aedes, alerta Prefeitura de Petrolina

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2018 às 14:31

Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em Petrolina. (Foto: Divulgação)

O combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus, deve ser redobrado durante o período chuvoso. O alerta é da Secretaria de Saúde de Petrolina, que está intensificando as ações, iniciadas no final do mês passado. As atividades estão sendo realizadas nos bairros que apresentaram um alto índice de infestação e casos suspeitos notificados.

Na quinta-feira (6), a ação aconteceu no Bairro José e Maria, zona norte. A equipe de profissionais da Secretaria realizou visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas, e fez inspeções aos imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água – a exemplo de pneus.

A ação segue com atividades em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, cemitérios e em locais de difícil acesso (terrenos baldios fechados e caixas d’água elevadas).

A gerente de Endemias, Rânmilla Castro, reforçou a importância da população procurar as unidades básicas de saúde, caso apresente algum sintoma, para que através da notificação seja realizado um trabalho de borrifação, que funciona como bloqueio de transmissão para o controle de novos casos.

Com a intensificação das chuvas, é indispensável reforçar a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. Porém, é um trabalho que deve ser realizado também pela população durante todo o ano, pois até uma tampa de garrafa pode virar criatório para o mosquito. O trabalho em conjunto é a forma mais eficiente de combater Aedes aegypti“, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *