Perímetro irrigado fortalece economia em Tacaratu

por Carlos Britto // 28 de junho de 2011 às 16:12

Depois de um ano em operação, o Perímetro Irrigado Barreiras – Bloco 2  começa a dar resultados para os agricultores do município de Tacaratu, Sertão de Pernambuco.

O reassentamento possui 462 hectares irrigáveis, com lotes de 1,5 a 6 hectares. O empreendimento faz parte do complexo de Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, construído pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) em virtude da construção do lago da Usina Luiz Gonzaga (Usina Itaparica).

Os agricultores reassentados receberam as unidades agrícolas equipadas com sistema de irrigação por microaspersão, e grande parte deles já iniciou plantios com cultivos de ciclo curto (temporários), semitemporários e perenes.

O Sistema Itaparica está localizado em uma região estratégica do Semiárido nordestino que, graças às águas do rio São Francisco, dispõe das maiores taxas de produtividade do mundo para culturas tropicais. O clima tropical e as tecnologias de irrigação permitem a programação das safras durante todo o ano.

Segundo dados do Banco Mundial, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em municípios que possuem perímetros irrigados chega a 6,43% ao ano, enquanto que nos municípios que não possuem perímetros irrigados o crescimento fica em torno de 2,53%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.