Pequeno produtor tem apoio para exportar para a Europa

por Carlos Britto // 02 de julho de 2009 às 15:03

Com atividades que incluíram reuniões e visitas de campo, realizadas durante três dias, o Encontro de Comercialização dos Produtores Rurais de Pernambuco, promovido pelo ProRural em parceria com o Banco Mundial, foi concluído com um balanço tido como positivo pelos organizadores.

Os representantes de duas empresas holandesas convidadas a conhecer o trabalho dos produtores financiados pelo programa aprovaram o nível de organização das cooperativas e associações rurais, e a qualidade da produção.O primeiro dia do encontro foi dedicado à apresentação da produção de onze associações rurais, procedentes de seis municípios aos empresários e representantes nordestinos do Programa de Combate à Pobreza Rural.

Nos dois dias seguintes, os empresários conheceram de perto a produção de duas entidades financiadas pelo programa – a Associação dos Pequenos Produtores Rurais N-VI, de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e a Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável de São Vicente Ferrer, Agreste Setentrional.

Ainda no Sertão, ficou definido que os produtores de Petrolina vão receber, neste mês de julho, uma visita do gerente comercial da Colt Group, já que a empresa demonstra interesse em importar a uva produzida no Vale do São Francisco. “Esse é ainda um primeiro passo. Um passo significativo, mas que precisa ser visto com cautela pelas duas partes, porque implica detalhes de comercialização para o exterior” disse Leonardo Gonzalez, diretor da Colt Group, empresa responsável por toda a logística de comercialização da Olympic Fruit, que atua no mercado europeu.

“Proporcionar momentos como esse reforça o trabalho desenvolvido pelo ProRural. Faz parte das ações pelas quais somos responsáveis a articulação para a abertura de novas frentes de comércio. A comercialização é o maior desafio dos pequenos produtores e nosso papel é encurtar distâncias e propiciar alternativas para o acesso ao conhecimento”, disse José Patriota, gerente geral do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *