Peixeiros de Petrolina passarão por cadastro e capacitação

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2013 às 21:03

Os feirantes que vendem peixe nas feiras de livres de Petrolina serão cadastrados neste fim de semana para a realização de um curso de higiene e manipulação dos produtos. O mutirão de cadastro será feito na Praça do Peixe (Centro da cidade) e nas feiras dos bairros João de Deus, Cohab Massangano, José e Maria, Jardim Amazonas e Areia Branca.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos tem como objetivo garantir a qualidade dos peixes, já que o consumo do alimento aumenta durante a Quaresma e a Semana Santa.

A tecnóloga em alimentos, Nayara Sales, alerta sobre a importância da higiene nas feiras. “Tudo começa a partir da conservação e de como o comerciante vai oferecer o seu peixe. Conversar na temperatura e no local adequados é indispensável para evitar infecções alimentares e outras enfermidades, como a dicilobotriase, mais conhecida como tênia do peixe”, explica.

De acordo com a tecnóloga, uma boa dica para verificar a qualidade do peixe é observar a luminosidade do brilho em seus olhos e a elasticidade da pele. “Quanto maior for o brilho, mais saudável e fresco o peixe está. A textura da carne tem que ser elástica. Quando a gente aperta, ela volta. Se não estiver assim não está fresco”, ressalta. (Fonte: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…