Peculiaridades do povo ribeirinho serão tema de exposição fotográfica no Interior de São Paulo

1

A vida ribeirinha ganhou novos registros através das lentes fotográficas do publicitário Jonas Santos, que imortalizou por meio do Projeto ‘Memória Ribeirinha’, as comunidades quilombolas e ribeirinhas dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. A exposição, que será aberta ao público na próxima terça-feira (11), acontecerá no período de julho a setembro, no Sesc Ribeirão Preto (SP), e contará com fotografias, culinária e músicas características dessas comunidades. A entrada é gratuita.

O projeto nasceu da vivência do fotógrafo enquanto educador ambiental, já que percebeu a real necessidade em manter registros dos costumes, cultura e do cotidiano desse povo, mantendo viva a sua história e a memória da construção social de diversas localidades. Os registros foram além de uma simples documentação histórica e irromperam também os panoramas da arte.

“Estar no meio dessa gente, desse povo batalhador, nos faz valorizar ainda mais a nossa história. Tenho muito orgulho em dizer que minhas raízes são ribeirinhas, são nordestinas, e mais orgulho ainda de poder, humildemente, contribuir para que mais pessoas conheçam a magia desses lugares. Vai muito além do olhar fotográfico, é principalmente a história do povo em si“, afirma, com emoção, o fotógrafo, que hoje reside em Petrolina.

O projeto

Memória Ribeirinha conta, além da exposição fotográfica aberta ao público nos meses de julho a setembro, com um bate-papo com Jonas Santos na noite de abertura do projeto – além de uma roda de conversas com o trio pé-de-serra Forró Chamego do Nordeste, na quarta (12), e um bate-papo com o pescador pernambucano Carlos Henrique (o Carlinhos), acompanhado da degustação de doces caseiros dos paraibanos Aline Muniz e Álbano Córlet, na noite da quinta (13). A programação completa pode ser conferida aqui. (Com informações da assessoria)

1 COMENTÁRIO

  1. Selecionei esta notícia para trabalhar Produção de textos – Carta de Leitor com meus alunos da 1ª Série A do Ensino Médio. Superlegal mostrar a cara dos povos ribeirinhos no Sesc de Ribeirão Preto em SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome