Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco lidera o ranking dos Estados na solicitação de segundas vias de certidões durante a Semana Nacional do Registro Civil ‘Registre-se!’. A ação tem foco no combate ao sub-registro, ampliando o acesso à documentação para população socialmente vulnerável. Este ano, a iniciativa, realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça e coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE), alcançou a marca de mais de 30 mil certidões solicitadas durante o evento, que aconteceu de 12 a 16 de maio.
O aumento expressivo de mais de 100% em relação às emissões de documentos em 2024 reflete o esforço conjunto da Corregedoria pernambucana, cartórios e entidades parceiras, que mobilizaram recursos e equipes para mais de 16 polos de atendimento em todas as regiões do Estado. Durante os cinco dias de atendimento gratuito, foram ofertados serviços de emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, título eleitoral, carteira de identidade, como também atualização de CPF, orientações jurídicas, regularização de documentação junto ao serviço militar, assistência de saúde e apoio em questões ligadas à cidadania.
De acordo com o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, o resultado demonstra o compromisso do Judiciário com a inclusão social: “Para além de julgar processos, estamos promovendo ações concretas com o objetivo de assegurar o exercício da cidadania plena aos pernambucanos, garantindo a todos acesso simplificado aos documentos de identificação”.
Durante a semana, os cartórios funcionaram em horário estendido das 8h às 18h, e os demais pontos de atendimento da 8h às 17h, distribuídos em municípios como Petrolina, Bom Conselho, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Salgueiro, Vitória de Santo Antão e Carpina, além do Recife e a Região Metropolitana.
Arpen-PE
O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), Marcos Torres, destacou a importância da mobilização e do trabalho dos registradores e registradoras: “A Semana Registre-se é o momento de união em prol de uma causa social de elevado impacto. A coordenação da CGJ foi essencial pela capacidade de mobilização dos órgãos e entidades envolvidas. O sucesso da campanha é fruto da dedicação de todos, principalmente dos inúmeros Oficiais de Registros Civis de Pernambuco”.