PE lança projeto de reciclagem para fortalecer coleta seletiva nos municípios

por Carlos Britto // 16 de abril de 2025 às 11:00

Foto: Hesíodo Góes/Secom-PE

O Governo de Pernambuco lançou, em parceria com o Instituto Recicleiros, o ‘Recicla+Pernambuco’, projeto que pretende ampliar a coleta seletiva e qualificar a gestão de resíduos sólidos em todo o Estado. A solenidade de lançamento aconteceu na última terça-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas.

A proposta busca oferecer capacitação gratuita e online para gestores dos 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, além de realizar oficinas presenciais em quatro regiões do Estado. Os treinamentos serão disponibilizados pela plataforma Academia Recicleiros do Gestor Público, com o objetivo de fortalecer a atuação dos municípios na coleta seletiva e na promoção da reciclagem. Quatro cidades ou consórcios municipais serão selecionados para implantação completa do sistema de coleta seletiva. Esses locais receberão Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMRs), maquinário, assessoria técnica, campanhas de conscientização, apoio à formação de cooperativas e reforma de espaços físicos.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, a ação pretende também garantir renda mínima e direitos previdenciários a até 200 catadores, por meio da formação de cooperativas. “A proposta é incubar quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis, oferecendo formação técnica, jurídica e gerencial”, disse.

O projeto será executado com apoio do Instituto Recicleiros, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com quase duas décadas de atuação. “Pernambuco dá um exemplo ao país ao apostar em uma política sistêmica e inovadora”, comentou Erich Burger, diretor do Instituto. Municípios interessados em participar da seleção devem se cadastrar no site
conteudos.recicleiros.org.br/reciclapernambuco. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), apenas 15 dos 184 municípios de Pernambuco possuem coleta seletiva implantada. O Recicla+Pernambuco surge como uma política pública estruturante para mudar esse cenário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários