A Semaglutida, popularmente conhecida como “Ozempic”, é originalmente utilizada para o tratamento da diabetes tipo 2, mas acabou se popularizando por sua eficiência no tratamento contra a obesidade. Recentemente, um novo efeito colateral tem chamado atenção de quem utiliza o injetável, conhecido como ‘Pé de Ozempic’. O efeito é causado devido à perda de gordura na região dos pés.
Esse fenômeno é causado devido ao emagrecimento rápido. O médico do Núcleo GA, Luís Henrique, explica esse efeito. “Isso acontece porque, devido a perda acentuada de gordura corporal, inclusive na sola do pé, pode haver uma redução da chamada Almofada Plantar, essencial para absorção de impactos”, pontua.
Luís Henrique ainda ressalta que esse fenômeno não é exclusivo de pacientes que tomam a medicação Ozempic. “Todo paciente que tem perda muito rápida de peso, como por exemplo pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, estão suscetíveis a sofrer com a perda de gordura na região dos pés. Porém, devido a popularização e eficácia do Mounjaro e Ozempic, estão atribuindo os efeitos aos medicamentos”.
Apesar disso, o médico ressalta a eficácia e importância de um acompanhamento médico para o uso de injetáveis. “O uso da semaglutida, e de qualquer outro medicamento para emagrecer, deve estar sempre inserido dentro de um plano de cuidado feito por um médico. Quando isso é feito com orientação, o paciente emagrece com saúde, com segurança e mantendo a qualidade de vida”, finaliza.