Em mais uma Operação de Repressão Qualificada (ORQ) exitosa, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) retirou de circulação criminosos que atuavam no Agreste pernambucano, sobretudo em Santa Cruz do Capibaribe e região. Deflagrada na última quinta-feira (20) como parte da Operação Divisa Integrada, articulação conjunta entre os estados de Pernambuco e da Paraíba, a ação teve como alvo uma organização envolvida nas práticas de roubo, receptação, porte e comércio ilegal de arma de fogo. De forma ousada e violenta, os criminosos assaltavam compradores e comerciantes nas principais rodovias de acesso à Feira da Sulanca.
Para desarticular a organização, a PCPE executou a Operação ‘Safe Road’, uma alusão ao termo estrada segura, sob o comando do titular da 17ª Delegacia Seccional de Polícia (Desec) de Santa Cruz do Capibaribe, delegado Ighor Nogueira. “Chamou-nos a atenção o modus operandi dos criminosos, que usavam de violência e, em apenas em um dos assaltos, efetuaram cerca de 50 disparos contra um veículo que não parou durante a abordagem. Felizmente, ninguém ficou ferido. Com essas prisões, conseguimos frear a incidência desses tipos de roubo na região“, afirmou o delegado.
A organização criminosa, formada por oito integrantes, agia há pelo menos um ano na malha viária de acesso à BR-104, que liga Santa Cruz do Capibaribe a Campina Grande (PB), e ainda na PE-160, que dá acesso ao município pernambucano de Jataúba (Agreste) e ao município paraibano de Sumé. Atuando principalmente durante as madrugadas, o grupo se aproveitava do trânsito de pessoas e mercadorias nas estradas para fazer emboscadas e efetuar os assaltos, roubando mercadorias, quantias em dinheiro e até mesmo veículos.
No total, foram cumpridos 11 mandados judiciais, sendo 4 de prisão e 7 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe. Também foram apreendidas duas pistolas, um fuzil 556 – além 104 munições de calibre 556, outras 132 munições de calibre 40, mais 13 de calibre 12 e dois coletes à prova de balas. Os policiais localizaram também um desmanche clandestino em um sítio da Zona Rural de Caruaru (Agreste), onde encontraram placas falsas e de veículos com restrição de roubo, e ainda diversas peças e partes de veículos automotores. Outros 4 integrantes do grupo continuam sendo procurados.
Investigações
As investigações foram iniciadas em junho do ano passado, sendo empregados na execução 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, contando com o assessoramento da Diretoria de Inteligência (Dintel) da PCPE e com o apoio operacional do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º Biesp/PMPE), do Instituto de Criminalística (IC/GGPOC) e da Polícia Civil da Paraíba (PCPB).