PCBA amplia uso de drones no Interior do Estado

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2025 às 17:59

Foto: Ascom PCBA/divulgação

A Polícia Civil da Bahia (PCBA) adquiriu 30 novas aeronaves remotamente pilotadas, que serão incorporadas às atividades de unidades do Interior e da Capital, fortalecendo ações de inteligência, vigilância e suporte operacional. Os equipamentos serão destinados às Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), ao Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A entrega contou com a presença do delegado-geral André Viana, que destacou a relevância da tecnologia para o aprimoramento da inteligência policial nas investigações e ações, além da segurança das equipes. Segundo ele, a incorporação das aeronaves representa um avanço estratégico que amplia o alcance operacional e aperfeiçoa a capacidade de resposta da instituição. “Os novos equipamentos são de última geração, contam com câmeras termais e outros sistemas avançados, permitindo maior precisão em buscas, levantamentos de áreas e acompanhamento de alvos em diferentes tipos de terreno e condições climáticas”, explicou.

Além da distribuição dos drones, servidores das unidades contempladas serão capacitados por meio do Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Coarp), promovido pelo Núcleo de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (Noarp), do Serviço Aeropolicial (Saer/Core), coordenado pelo delegado Roberto Passarinho, em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Instrutor do Coarp, o IPC Pompílio Barbosa ressalta a importância da aquisição dos equipamentos e da qualificação dos operadores: “segurança, assertividade e precisão na utilização dos equipamentos são fundamentais. O curso proporciona estas expertises”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários