Paulo Câmara prorroga fechamento do comércio e de atividades não essenciais até o dia 30 de abril

por Carlos Britto // 17 de abril de 2020 às 15:52

Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Seguindo as orientações de isolamento social da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e buscando a redução do avanço do novo coronavírus (Covid-19) em Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta sexta-feira (17), a prorrogação do fechamento do comércio e das demais atividades não classificadas como essenciais durante a pandemia da doença. A nova medida é válida até 30 de abril.

Continuam abertos, entre outros, serviços relacionados à alimentação como supermercados, padarias mercadinhos; casas de ração animal; farmácias e depósitos de água mineral e gás; além de hospitais e serviços de abastecimento de água, gás, energia e internet. Oficinas mecânicas, lojas de assistência técnicas, lojas de defensivo e insumos agrícolas, bancos e serviços financeiros, lavanderias, serviços urgentes de manutenção predial e prevenção de incêndio, atividades decorrentes de contratos de obras particulares que estejam relacionadas à situação de emergência e atividades prestadas por concessionários de serviços públicos também podem seguir funcionando.

Nesta sexta-feira a SES confirmou 323 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, totalizando 2006 casos registrados da doença. Também foram confirmados laboratorialmente 26 novos óbitos, elevando para 186 o número de mortes relacionada ao novo coronavírus.

Paulo Câmara prorroga fechamento do comércio e de atividades não essenciais até o dia 30 de abril

  1. MARIA disse:

    Precisa mesmo estender se possível até final de maio, cada dia que passa morre mais gente, sabemos que a quarentena vai trazer consequências absurda na economia no mundo inteiro, principalmente em um país pobre como o Brasil, já até imagino, mas prefiro isso que ver uma tragédia agora no presente.

  2. Jonas disse:

    Esse governador está pouco se lixando com os sofridos comerciantes, trabalhadores da construção civil e prestadores de serviço em geral do estado; para ele, isso tudo pode ficar fechado até o final de ano, já que, em conluio com o Congresso Nacional, decidiu-se que quem vai bancar as perdas na arrecadação dos Estados e municípios é o governo Federal, que claro vai ter que arrumar os recursos aumentando impostos dos contribuintes, ou seja, todos nós vamos pagar. O oportunismo político é sem tamanho! Esses governantes estão usando a pandemia para lograr dividendos políticos, infelizmente às custas do emprego de muitos trabalhadores, bem como da falência de muitas pequenas e micro empresas. São uns lobos devoradores com capa de ovelhas, que comem nossa carne e trituram nossos ossos até não sobrar nada; e ainda dizem que estão preocupados com a nossa saúde! hipócritas! A única saúde com que se preocupam é a dele mesmo e a de seus familiares. Causa-me muita estranheza que o nosso prefeito aceite tão passivamente essa situação, até parece que o gestor municipal e o estadual são velhas cumadres assistindo de camarote a derrocada da atividade econômica no nosso município, com “impressionantes ” 8 casos da covid! Se fosse alguém que realmente estivesse preocupado com sua cidade, já teria entrado na justiça pra reaver a competência de disciplinar sobre abertura ou não do comércio. Aliás, o próprio STF já decidiu que a competência pra tratar desses temas são dos estados e municípios, então, prefeito, assuma uma posição, e não fique apenas se escondendo atrás do decreto estadual, fazendo transparecer que não pode fazer nada.

    1. A Quarentena é fundamental disse:

      O virus tem se espalhou rapidamente pela Europa e Estados Unidos. No Brasil, a região Sudeste sentirá os efeitos na saúde primeiro do que as outras regiões, por ser o centro da pandemia no Brasil. No Nordeste, Ceará e Pernambuco estão vendo o numero de casos, mesmo com as subestimações das estatísticas.

      No mundo todo o isolamento social fez efeito. No Brasil também está fazendo. A velocidade com o virus se alastra reduziu depois da quarentena (bastante inclusive), mas ainda é alta. Se o Vale do São Francisco tem ainda uma quantidade pequena de casos isto se deve a quantidade de testes realizados, que é pequeno, a demora para sair os resultados (não sao feitos testes rapidos) e, com certeza, ao isolamento social (quarentena).

      O efeito economico será grande e afetara todos. Contudo, será muito maior se acabar a quarentena. O momento, inclusive, é de lockdown total, ou seja, as pessoas serem efetivamente proibidas de sair de casa (retirando compras de supermercados, etc) por 30 a 45 dias. Depois deste prazo, se poderia retornar aos poucos.

      A dicotomia saude x economia é prejudicial. Não é correto. São faces de uma mesma moeda. Quem não faz assim é desonesto intelectualmente. O prefeito age corretamente. Deveria inclusive apertar as restricoes ainda mais. Só com isso poderemos passar mais rapido por este momento de dificuldade.

      O Governo Brasileiro precisa fazer o dinheiro chegar para quem está precisando. Infelizmente, está sendo incompetente nesta questão.

  3. fabricia granja disse:

    Se é para acabar com os trabalhadores e com o Estado…decreta logo até dezembro.

  4. Jonatas disse:

    As obras públicas não param
    Tem que abrir o comércio com restrições ,tem muita gente perdendo emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários