Paulo Câmara assina decreto regulamentando comércio de ovos em Pernambuco

8
Foto: Edilson Júnior/SDA-PE

Maior produtor de ovos do Norte/Nordeste, Pernambuco sai na frente mais uma vez. É o primeiro Estado do País a regulamentar a rastreabilidade do ovo, prática comum em países da Europa. O decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta sexta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, garante segurança alimentar ao consumidor, organizando e regulamentando o trânsito e a comercialização do produto.

Em um prazo de até 90 dias, todos os ovos produzidos no Estado sairão das granjas já com um código impresso na própria casca do alimento, informando a data de produção e o número de registro na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Outro ponto de atenção é a questão da refrigeração: o ovo tem até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente, e no máximo 30 dias, se refrigerado.

Giuliano Malta, presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), elogiou a iniciativa do Estado e a forma como foi conduzida a decisão, com diálogo entre as partes. Segundo ele, o consumo do ovo vem crescendo bastante no Estado e no Brasil, e a rastreabilidade em Pernambuco é bastante significativa também para a venda do ovo a granel, ou seja, em unidades, nas feiras e outros locais. Hoje, Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, com cerca de 10 milhões de unidades ao dia. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, também participou da assinatura do decreto.

8 COMENTÁRIOS

  1. Lamentavel….que alguns tentam usar a imagem do estado e oq ha de produtivo mas nao busca ver oq o nosso governador tem buscado da melhor forma….desejo que deus esteja protegendo e trazendo direcio…que assim so deus pra nos trazer harmonia….

  2. Grande merda, regulamentar venda de ovo, ele deveria também regulamenta os buracos em todo território Pernambucano e todos os problemas hospitalares e das redes escolar que estão uma bagunça uma nojeira, gorvenadozinho.

  3. kkkkkkkkkkk
    pensaram que iriam ganhar sozinhos????
    vai nãããão…o governo sempre vai em busca da tendência e roubar a parte que lhes cabe.
    Tudo ladrão…Imagine impressão na casca do ovo
    kkkkkkkkk P.I.A.D.A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome