Paulo Câmara abre Semana do Meio Ambiente em ato conjunto com Estados do Nordeste

0

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participou, na manhã desta segunda-feira (31.05), da abertura da Semana de Meio Ambiente, em um ato conjunto promovido pelo Consórcio Nordeste. No evento, foi lançado um Plano de Ação Ambiental Integrado, e assinado um acordo de cooperação técnica com a plataforma MapBiomas.

Em alinhamento com os chamados da Organização das Nações Unidas (ONU) pela preservação da biodiversidade e da restauração dos ecossistemas, o Plano de Ação Ambiental foi apresentado por Pernambuco, que coordena a câmara temática. O documento foi construído conjuntamente com os órgãos ambientais dos Estados e está dividido em cinco eixos: Boas práticas e ações integradoras; Monitoramento, gestão do conhecimento e suporte à tomada de decisões; Monetização de ativos ambientais; Restauração e conservação da biodiversidade do NE; Controle e redução dos impactos dos resíduos sólidos.

Entre as iniciativas de destaque estão a estruturação de banco de dados e parâmetros de boas práticas ambientais para fins de cooperação técnica entre os Estados; a instalação de observatórios para Zona Costeira e Marinha e para a Caatinga; criação de um plano regional de contingência para incidentes de poluição por óleo na costa; criação de um pacto pela restauração dos ecossistemas do NE; além de ações articuladas de combate ao lixo no mar e a implantação de programa de economia circular para os Resíduos Sólidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

nove + 14 =