Paulo Bomfim anuncia hospital de campanha e prorroga toque de recolher até 26 de julho

0

Na manhã desta terça-feira (14) o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, anunciou em uma coletiva virtual de imprensa a instalação de um hospital de campanha anexo à UPA, que inicialmente receberá 60 leitos, num investimento com recursos municipais, assim como a adoção de um novo método de testagem (PCR rápido) – o qual permite um diagnóstico mais precoce e imediato isolamento de quem está com sintomas. Dez mil novos testes estão sendo adquiridos.

“Não é uma luta fácil e nenhuma cidade do mundo estava preparada para esse inimigo invisível e tão perigoso. Mas estamos empenhados e promovendo diversas ações para contermos a taxa de contaminação. Intensificamos a testagem rápida nos bairros e agora adquirimos 10 mil testes de PCR Rápido para que os pacientes sejam diagnosticados logo nos primeiros dias de sintomas e com isso promovemos um tratamento precoce. E com o hospital de campanha, estamos ofertando mais leitos para garantir atendimento às pessoas. Tudo o que foi prometido estamos cumprindo, porque temos como foco prioritário salvar vidas”, enfatizou Bomfim.

Alinhamento com Petrolina

Acompanhado pela secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, o gestor disse que tem mantido contato com o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, sugerindo um alinhamento das medidas de prevenção à doença. Como primeiro passo dessa iniciativa, o toque de recolher e o fechamento do comércio do lado baiano – que iriam vigorar até o próximo dia 19 – foram prorrogados até o dia 26 de julho, em acordo com a cidade pernambucana. 

“As duas cidades têm um fluxo que funciona como se as mesmas fossem um único lugar. Por isso, as decisões não podem ser isoladas. O prefeito Miguel Coelho também entende dessa forma e vamos continuar trabalhando para juntos avançarmos nessa missão de conter a pandemia em Juazeiro e Petrolina, e assim possamos ter de volta a normalidade das atividades econômicas e sociais no menor tempo possível”, frisou Bomfim.

Outras medidas

Durante a coletiva também foram anunciadas outras medidas, a exemplo do decreto prorrogando o prazo de pagamento do IPTU, que venceria no fim de julho, para até 30 de setembro. O prefeito também enviou à Câmara Municipal projeto de lei suspendendo prazos de renovação de alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária durante a pandemia.

Painel 

A secretária Fabíola Ribeiro, que também preside o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, apresentou o painel da pandemia em Juazeiro até o momento. Ela destacou as ações de intensificação da testagem rápida através do programa Vigilância Covid-19 e dos Pontos de Coleta, além da transparência do município em todo o processo. Até 13 de julho foram 9.397 testes realizados, 7.997 casos descartados, 440 casos recuperados, 1.400 casos confirmados e 37 óbitos, com taxa de letalidade de 2,64%.

“Temos tratado com muita transparência todas as nossas ações, inclusive com acompanhamento dos órgãos de controle e fiscalização. O prefeito não tem medido esforços em busca de assegurar proteção aos juazeirenses e a instalação do hospital de campanha, que já fazia parte do nosso planejamento. É mais uma importante medida visando a ampliar a rede de atendimento para tratamento de pacientes com a Covid-19. Enfrentamos essa pandemia como um novo desafio que surge a cada dia, e contamos com o apoio de toda a sociedade para vencermos essa luta”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome