Paulista fará travessia solo da nascente à foz do São Francisco em canoa canadense

por Carlos Britto // 04 de março de 2009 às 07:00

João Carlos Figueiredo, 59 anos, iniciará em junho uma expedição da nascente à foz do Rio São Francisco em uma travessia à remo, à bordo de uma canoa canadense. Sem qualquer tipo de apoio, o mergulhador, espeleólogo e montanhista pretende cruzar os 2.800 quilômetros de extensão do rio remando 8 horas por dia e, no máximo, 40 quilômetros por etapa. A aventura tem duração estimada de 90 dias.

O “Velho Chico”, como é conhecido o rio, nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e cruza o Estado chegando à Bahia e passando por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. João Carlos pretende documentar toda a viagem fazendo fotos e entrevistas com as populações ribeirinhas para verificar o grau de envolvimento delas com a preservação e degradação da natureza. Além disso, irá coletar a água do rio em determinados pontos para análise, que será feita por organismos públicos de controle ambiental ou universidades.

Outro projeto a ser realizado por ele na expedição será o “Protocolo de São Francisco”, onde irá coletar assinaturas de prefeitos e governadores de onde passará em que eles se comprometerão com a preservação ambiental, através de ações saneadoras e de conscientização da população ribeirinha. Esse documento será encaminhado ao Governo Federal e à imprensa para assegurar esse comprometimento.

E com todos esses materiais em mãos, João Carlos pretende fazer palestras de conscientização ambiental e lançar um livro-documentário.’O canoísta não fará pausas para reabastecimento e levará consigo todos os suprimentos de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, comunicação, ferramentas, camping, vestuário, alimentação dentre outros objetos essenciais para a travessia. Nas aportagens que precisará fazer com sua canoa, João não terá qualquer tipo de suporte.

O aventureiro terá um blog no Webventure onde contará todos os detalhes da expedição. Não deixe de acompanhar.

Etapas da Expedição:
1. Vargem Bonita – Represa de Três Marias (trecho com corredeiras)
2. Três Marias – Pirapora – Januária – Parque Nacional do Peruaçu
3. Parque Nacional do Peruaçu – Bom Jesus da Lapa
4. Bom Jesus da Lapa – Represa de Paulo Afonso – Juazeiro
5. Juazeiro – Represa de Itaparica (3 barragens)
6. Represa de Itaparica – Penedo – Foz do Rio São Francisco
7. Foz do Rio São Francisco – Aracaju (via mar: trecho a confirmar)

Paulista fará travessia solo da nascente à foz do São Francisco em canoa canadense

  1. Harisson Juazeiro, cidade-dinamismo no Nordeste disse:

    Que seja bem vindo a Juazeiro.

  2. Observador disse:

    É bom que seja providenciada segurança pois certamente tentarão roubar os equipamentos.

  3. AVELAR AMADOR disse:

    ALERTO AO AVENTUREIRO QUE NA ETAPA 4 QDO PASSAR PELA BARRAGEM DE SOBRADINHO A ALTURA E INTENSIDADE DAS ONDAS PODERÁ VIRAR SUA EMBARCAÇÃO DEPENDENDO DA EPOCA DO ANO…ISTO JA ACONTECEU ANTES COM CAIAQUES E CANOAS…

  4. Opara disse:

    Certamente vai encontrar nosso rio São Francisco totalmente degradado, mas ainda assim com uma beleza que encanta aos olhos de todos.

  5. João Carlos Figueiredo disse:

    Prezado Carlos Brito, agradeço-lhe por publicar informações sobre minha expedição! Agradeço também os comentários recebidos; estarei atento às observações a respeito de Sobradinho e os riscos de assalto. Tenho certeza de que terei o apoio da população das cidades ribeirinhas durante minha passagem. Abraços,
    João Carlos Figueiredo

  6. Dawidson Rêgo disse:

    Caro Carlos Brito seria possivel você me colocar em contato com o João Carlos Figueiredo?
    Desde 2009 estou programando desçer o Velho Chico de canôa, iniciando em Pirapora e terminando em Juazeiro e para tal gostaria de trocar ideia com que fez percuso.
    Desde já meu muito obrigado.
    Abraços Dawidson Rêgo

    1. João Carlos Figueiredo disse:

      Caro Dawidson Rêgo, só hoje tomei conhecimento de seu comentário. Caso ainda tenha interesse, coloco-me à disposição para esclarecer suas dúvidas. Meu e-mail é jotafig@hotmail.com. Abraços!

  7. Edson Trevisan disse:

    Adorei ler o comentario de todos, planejo descer todo o percurso se for possível, pois vou pedalar uma bike aquatica, e rebocando uma micro balsa para meu material de apoio. Espero contar com vossos ensinamentos. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários