Patrulha da Mulher de Petrolina consolida papel de proteção a vítimas de violência

por Carlos Britto // 29 de novembro de 2023 às 18:12

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMP GCM

Mulheres vítimas de violência doméstica em Petrolina contam com um importante aliado: a Patrulha Maria da Penha. Lançado em março de 2019, o grupamento especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) vem se consolidando no papel de prevenir e combater crimes de gênero no município. Até hoje, a Patrulha já soma mais de 9 mil fiscalizações e mais de mil mulheres assistidas em Petrolina.  

O trabalho consiste no atendimento e acompanhamento das mulheres em situação de vulnerabilidade; das vítimas de violência doméstica e familiar; daquelas que são detentoras de medidas protetivas de urgência, deferidas pela justiça; e no cumprimento dessas medidas. Para seguir essa missão, o grupamento realiza o policiamento ostensivo e preventivo, com atendimentos diários por meio de visitas, rondas e contatos telefônicos.  

Vale destacar, ainda, que a Patrulha tem mostrado seu serviço de utilidade pública em Petrolina, servindo para que as mulheres tenham uma maior segurança no âmbito de suas casas e nas ruas, sem ter medo de que o agressor tenha acesso a elas, voltando a ter uma vida digna, cidadã, como mulher livre. 

Quem estiver passando por alguma situação de violência, pode procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que está funcionando 24 horas, ou registrar a denúncia pela central de atendimento da GCM, através do telefone 153. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A manutenção da estátua de Daniel Alves manterá também a contradição de seus atos. Hoje os monumentos também servem para…