Pastoral de Juazeiro articula ações para garantir direitos das mulheres em contexto de prostituição

por Carlos Britto // 19 de julho de 2015 às 20:20

cirandas - encontro - juazeiroTendo como objetivo aprofundar reflexões e articular ações na garantia dos direitos das mulheres em contexto de prostituição, a Pastoral da Mulher de Juazeiro (BA)/ Unidade Oblata no Vale do São Francisco vem realizando, desde abril, alguns encontros com entidades das áreas de saúde, previdência, assistência social, saúde e educação do município. O Encontro das Cirandas Parceiras, como é denominado, busca aprofundar temáticas relacionadas à realidade e situações de vulnerabilidade social desse público, com vista à defesa dos direitos e da cidadania da mulher.

As instituições que participam do Encontro inicialmente conheceram o trabalho realizado pela Pastoral e conheceram a pesquisa realizada com as mulheres no ano de 2013, publicada em 2014, que retrata a realidade socioeconômica das mulheres que exercem a prostituição na cidade. No decorrer da apresentação os participantes fizeram questionamentos e relataram casos atendidos por suas instituições. Na oportunidade, foram sugeridos alguns encaminhamentos, a exemplo de estabelecer novas reuniões para fortalecer as parcerias; visitar em grupo às famílias e mulheres em situação de vulnerabilidade; traçar linhas de ações para 2015; e estudar casos concretos, entre outras.

A Pastoral já realizou, este mês, o primeiro estudo de caso de uma usuária dos serviços oferecidos pelas instituições envolvidas na atividade, no qual a Pastoral apresentou o primeiro caso com territorialidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Malhada da Areia. Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de mostrar possíveis encaminhamentos, os quais serão realizados em parceria com os diversos serviços disponibilizados por estas instituições, contribuindo no acompanhamento do processo do caso estudado.

Troca de experiências

Participam dos encontros profissionais do Centro de Informações de DST, HIV e AIDS (Cidha), do CRAS, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris), Unidades Básica de Saúde da Família, entre outros.

O ‘Cirandas Parceiras’ é uma promoção da Pastoral da Mulher de Juazeiro, e também acontece em outras Unidades vinculadas à Rede de Pastoral Oblata, do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, que atua na promoção da qualidade de vida das mulheres inseridas no contexto da prostituição. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3611-0699 ou pelo email pmmjua@oblatas.org.br. (foto: Assessoria/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários