Pasta da Integração Nacional pode ir mesmo para cota do PSB

por Carlos Britto // 26 de novembro de 2010 às 07:10

A presidente eleita, Dilma Rousseff, está decidida a tirar a Integração Nacional da cota de ministérios do PMDB. E já encontrou até uma explicação política para a mudança: o partido perdeu quase todo o espaço de poder na região Nordeste, onde o ministério tem mais ações e projetos – inclusive um dos mais importantes, a transposição do Rio São Francisco, obra de R$ 4,5 bilhões, formatada nos tempos em que a pasta era conduzida por Ciro Gomes, do PSB.

Dos nove estados, o PMDB só governa o Maranhão, contemplado com o Ministério de Minas e Energia, para onde voltará o senador reeleito, Edison Lobão, do PMDB. Dois estados serão governados pela oposição: o Rio Grande do Norte elegeu Rosalba Ciarlini (DEM) e Alagoas reelegeu Teotônio Vilela Filho (PSDB). O PT tem dois governadores na região, Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE). O PSB tem quatro: Eduardo Campos (PE), Ricardo Coutinho (PB), Cid Gomes (CE) e Wilson Martins (PI).

Na nova composição da Esplanada, o PSB teria duas pastas: a da Integração Nacional e uma segunda, que seria a de Portos ou a do Turismo. A primeira é da cota pessoal do presidente do partido, Eduardo Campos, e tem como favorito o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, ex-prefeito de Petrolina. Ele acompanhou Campos em audiências com Dilma e é considerado o principal nome do partido para o posto. Neste caso, o outro cargo do PSB, a secretaria de Portos, teria como nome um representante da bancada socialista. Antigo líder do partido na Câmara dos Deputados, Márcio França é a escolha natural, por ser de São Vicente, cidade da baixada Santista.

Um terceiro ministério a ser ocupado por quadros do PSB sairia da cota pessoal de Dilma para Ciro Gomes (PSB), como retribuição ao esforço feito pelo deputado federal durante o segundo turno da campanha presidencial. Se o próprio Ciro topar participar do ministério, ele poderia ser acomodado na Ciência e Tecnologia ou em um futuro Ministério de Portos e Aeroportos. (informações do DP. foto: Revista Exame/reprodução)

Pasta da Integração Nacional pode ir mesmo para cota do PSB

  1. Apostador disse:

    Aposto que FBC não está sendo cogitado para ministro em troca da prefeitura na próxima. Se positivo será um pessimo negócio pra ele.

  2. Esperando Lóssio cair disse:

    Gonzaga Patriota deve está super feliz com essa notícia..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    xora não gonzaga….
    voce nunca será prefeito de petrolina….

  3. João José disse:

    Fernando Bezerra já foi prefeito, ele tem mesmo é que ser ministro da integração nacional. Já imaginou o tanto de obras no São Francisco que ele poderia viabilizar como ministro?

    Criticamos FBC como secretário muitas vezes, mas saiba que a população sanfranciscana está contigo Fernando, torcemos por você!

    Só assim conseguiremos o ramal da transnordestina Petrolina/Parnamirim, a hidrovia, a duplicação do trecho da rodovia Petrolina/Salgueiro, entre outras obras importantes para a região!

    A Capital do São Francisco está contigo!

  4. PETROLINENSE disse:

    Com certeza FBC vai ser o ministro de todos os brasileiros, de todos os pernambucanos e todos os petrolinenses. Vamos deixar de delongas e com certeza Gonzaga não é uma pessoa pequena para pensar assim.

  5. MINHA GENTE disse:

    Minha Gente o Ministro vai ser Ciro Gomes. Mais uma vez nosso sertão vai ficar de fora…

  6. Boavistano disse:

    Acreditamos na competência de Fernando Bezerra,Temos a certeza que todo o Vale do São Francisco será comtemplado com Grandes ações.Estamos torcendo por este grande momento pra Pernambuco e para nossa querida Boa Vista.

  7. TOU FELIZ POR ISSO disse:

    TENHO CERTESA QUE GONSAGA TÁ FELIS POR ISSO. SE FBC FOR MINISTRO GONZAGA QUE O BÉM PRA PERNAMBUCO E PARA O BRASIL.NÃO VOTO NÉM GOSTO DELE COMO PESSOA, MAIS ADIMIRO COMO POLICO!!! VAI SER BOM PRA PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários