Parque Fluvial de Juazeiro começa a receber paisagismo

0
Foto: Ascom PMJ divulgação

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Juazeiro (BA) iniciou nesta quarta-feira (13) mais uma etapa de serviços na obra de construção do Parque Fluvial. O local já começou a receber o paisagismo, com plantio de mudas, placas de grama e sistema de bombeamento para a irrigação nos jardins.

O paisagismo foi projetado de maneira que promova a recuperação da vegetação nativa e os espaços do parque se tornem mais qualificados e contemplativos. As espécies selecionadas para compor esse cenário foram escolhidas com embasamento na flora nativa, para receberem sol pleno, o que as deixarão mais vistosas e com um período maior de vida.

Entre as espécies que estão compondo o projeto paisagístico do parque, estão plantas de grande porte como a caraibeira, ipê, pau ferro, aroeira, umbuzeiro, mulungu, paineira e também espécies arbustivas como o mandacaru, bougainvile, bromélia, dracena entre outras. “Começamos o plantio das placas de grama hoje (ontem), mas os serviços já vêm sendo realizados há alguns dias com o preparo da área para receber as mudas, com os serviços de adubação e aplicação de composto orgânico. Vale ressaltar que a área da Orla II receberá grama, e principalmente o plantio das mudas arbustivas e no restante da área prevalecerá o plantio das mudas de grande porte. São mais de 600 mudas e cerca de 2.500 metros quadrados de grama sendo plantados“, explica o titular da Sedur, Hemerson Guimarães.

A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através Sedur, e fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do Bairro Angari. A obra já recebeu a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque. Além disso, foram recuperados o campo de esportes, as quadras poliesportivas e de areia, realizada a implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado, pintura do teto na área do terminal hidroviário, nova iluminação em LED e agora está recebendo a instalação da nova balaustrada e os serviços de paisagismo.

Foto: Ascom PMJ/divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

13 + 13 =