Parceria faz de Juazeiro 1ª cidade baiana a ter neurociência aplicada à educação

por Carlos Britto // 09 de abril de 2024 às 18:00

foto: Ícaro Alexandre/Ascom PMJ Seduc

Estreando a implantação do projeto LitMetrix na Bahia, Juazeiro foi a primeira cidade baiana a receber um sistema digital de monitoramento e avaliação da performance leitora para alunos em alfabetização da rede municipal de ensino. A iniciativa é uma parceria do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

Ontem (8), representantes da empresa Mobile Brain – executora do projeto – e servidores da Seduc estiveram reunidos na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri para dialogar sobre a nova ferramenta pedagógica com foco em performance leitora.

O LitMetrix é uma metodologia computacional com base em neurociência que oferece em curto espaço de tempo uma visão ampla do desempenho da linguagem dos estudantes a partir de evidências validadas pela ciência. Trata de uma ferramenta tecnológica e inovadora que auxilia professores da rede municipal de ensino com análises de dados coletadas para planejamento de ações, levando em conta as reais necessidades de aprendizagem dos estudantes no desempenho da linguagem“, explicou o articulador de Programas Tecnológicos Seduc, Francisco Hernandes.

Utilizando a plataforma gamificada de leitura chamada ‘Árvore’, a iniciativa amplia a frequência de leitura, unindo aprendizagem, jogos e inteligência artificial. Com foco na inovação, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura.

O LitMetrix foi criado com base na descoberta que a análise de histórias contadas por alunos revela, a partir de aspectos do seu desenvolvimento cognitivo é possível auxiliar no acompanhamento escolar, através da oferta de um produto que é baseado em neurociência computacional, capaz de conseguir fazer uma avaliação do desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio de uma pesquisa voltada para educação pública“, destacou a representante da empresa Mobile Brain, Tamara Meletti.

Primeiras contempladas

Inicialmente as unidades de ensino contempladas serão as Escolas Municipais Leopoldina Leal, Iracy Nunes, Terezinha Ferreira Oliveira, Caic Misael Aguilar, Crenildes Brandão e Guiomar Lustosa, incluindo estudantes do segundo e terceiro ano, além de turmas do 6º ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Carlos , parabéns pelo texto m homenagem a Rafael Coelho. Como voce, tbm não tinha muita aproximação pessoal com ele,…

  2. Carlos, um texto sucinto, muito verdadeiro escrito com o falar do coração. Parabéns