Parceria entre Correios e prefeituras garante acesso a serviços básicos no interior de Pernambuco

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2013 às 16:34

AGC Bengalas - Município de PassiraUma parceria entre Correios e prefeituras de vários municípios do interior de Pernambuco está garantindo o acesso aos serviços postais básicos – como o envio de cartas, telegramas e encomendas simples, por exemplo – à população de localidades distantes dos centros urbanos. Com a meta de universalizar esses serviços, estão sendo inauguradas, até 2015, agências de correio comunitárias em todos os distritos brasileiros com mais de 500 habitantes.

Atualmente, os Correios no estado já contam com 201 agências próprias, 30 franqueadas e 205 comunitárias. De acordo com o gerente de atendimento da empresa no Estado, Geraldo Sebastião de Lima, a meta é contemplar um total de 86 distritos em 45 municípios até 2015, com a criação de novas agências comunitárias.

Segundo ele, a população de 30 distritos do Sertão pernambucano já dispõe desses serviços, graças à parceria entre os Correios e as prefeituras de Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Ouricuri, Bodocó, Salgueiro, Serrita, Trindade, Exu e Floresta. Mas ainda há 21 distritos em 11 municípios a serem atendidos nessa região, a exemplo de Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Araripina e Belém do São Francisco.

Em 2013, Lima frisou que 16 agências comunitárias foram inauguradas em Pernambuco, entre elas as de Bengalas (foto), em Passira, e de Caricé, em Itambé. “Várias prefeituras vêm demonstrando interesse em estabelecer parceria com os Correios para atender à população, a exemplo dessas mencionadas”, observa o gerente. “Essa parceria vem garantindo que a população tenha acesso aos serviços básicos de Correios, que são essenciais para o pleno exercício da cidadania e direito de todos”, completa.

Universalização

Segundo assessoria dos Correios, a universalização dos serviços postais é uma meta governamental estabelecida através da Portaria 566/2011 do Ministério das Comunicações, que deverá ser cumprida através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A meta é de que, até 2015, todos os distritos brasileiros com população igual ou superior a 500 habitantes sejam contemplados com a prestação de serviços básicos de correio, assegurando a existência e disponibilidade desses serviços em todo território nacional de forma permanente, com qualidade adequada e preços acessíveis. (Foto: Correios PE/divulgação)

Parceria entre Correios e prefeituras garante acesso a serviços básicos no interior de Pernambuco

  1. Paulo disse:

    No mundo que vivemos hoje, onde a tecnologia leva aos lugares remotos as informações em tempo real,também possibilita a compra online de qualquer produto,as comunidades merecem uma atenção dos correios,sobre tudo na logística,onde muitas vezes tem essa possibilidade de comprar através da facilidade
    da internet e não tem uma logística adequada,todos maradores dessas comunidades agradecem essa universalização dos serviços,um serviço básico e necessário para todos cidadãos…Geraldo não esqueça de Rajada,tambem necessita de uma agência.

    abraço.
    Paulo Lima

  2. Osvaldo disse:

    500 habitantes para abrir uma agência é absurdo, não vai ter rmovimento nenhum que justifique isso. Melhor que façam bem o que ja existe, enviei cartas do centro de Petrolina (agência central )para outro bairro e chegaram uma semana depois.

  3. moradora. disse:

    Deveriam pelo menos entregar as cartas das pessoas que moram nos projetos irrigados, que precisam perder um dia de serviço para ir pegar uma correspondência. Um absurdo, e olhe que tem muito mais que 500 habitantes em cada um desses núcleos… um caso a ser analisado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários