Para seguir protocolos, homenagem aos vaqueiros em Juazeiro terá formato diferente

por Carlos Britto // 03 de setembro de 2021 às 22:00

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro (BA) preparou uma programação especial para reverenciar uma figura importante da cultura sertaneja no dia 7 de setembro, quando também é comemorada a Independência do Brasil. Devido à pandemia de Covid-19, a homenagem aos vaqueiros (tradicional na cidade) acontecerá em formato diferenciado, sem a festa profana que acompanha os ritos religiosos.

 Na próxima terça-feira (7), a solenidade será aberta às 7h, no bairro Dom José Rodrigues, com um café da manhã preparado para vaqueiros e aboiadores. Em seguida, todos seguirão em cortejo pelas principais ruas da cidade até o Ginásio de Esportes Aloísio Viana, no Jardim Novo Encontro, onde acontecerá a missa campal – com limite para a participação de 300 pessoas.

O vaqueiro é uma das figuras que constitui a identidade cultural do município, representando o homem sertanejo do campo. A prefeita Suzana Ramos tem um compromisso com o fortalecimento da cultura juazeirense e a preservação das nossas manifestações culturais, e pediu que buscássemos uma maneira de manter essa homenagem de forma segura, para reverenciar o vaqueiro nesse momento pandêmico e lembrar a todos da sua importância“, relatou o superintendente de Eventos da Seculte, André Mendes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *