Para evitar colapso no Lago de Sobradinho, governo decide liberar vazão da Barragem de Três Marias

9

lago sobradinhoO drama dos fruticultores da região pode estar perto do fim. Com a iminência de um colapso no Lago de Sobradinho (BA), o governo federal decidiu liberar a vazão da Barragem de Três Marias, em Minas Gerais.

Com a medida, o Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho em Petrolina – o maior em atividade no Vale do São Francisco – não correrá o risco de ser paralisado, como tudo levava a crer que aconteceria até o mês de novembro.

A instalação dos flutuantes no Lago de Sobradinho (foto), que está a cargo da Codevasf, já está em andamento. Mas com o agravamento do cenário hídrico, muitos produtores acreditavam que dificilmente os equipamentos conseguiriam captar água até o perímetro Senador Nilo Coelho.

9 COMENTÁRIOS

  1. SITUAÇÃO HOJE, SEGUNDO O ONS.

    BARRAGEM VOL. ÚTIL(%) ENTRADA(m3/s) SAIDA(m3/s)

    Três Marias …………….22,58……………….116……………….. 405
    Sobradinho ………………8,50………………..480………………..933
    Luiz Gonzaga…………..11,24………………..820………………..820

  2. A vazão de três marias vai aumentar em 100 m3/s. Pode adiar o colapso por uns 15-20 dias. Em quinze dias Sobradinho estará abaixo de 5%. Façam as contas e acompanhem nos sites da ons e chesf.

  3. Pô, Carlos Brito, que matéria imprecisa essa. Não se trata de liberação de vazão, pois a vazão existia em 400 m3. O que houve foi um aumento parã 500 m3. Parece que vc escreveu essa coluna pisando em ovos.

  4. Bora fazer transposição e matar o São Francisco de uma vez. Todo mundo preocupado com o lago de Sobradinho, mas daqui a pouco a água não vai mais chegar na foz do rio. Pra mim, um dos maiores crimes ambientais que o Brasil já viu, com o aval de toda a politicalha.

  5. Meu caro Luis Fernando, cada um lute pelo o seu. Os produtores do sub-médio do São Francisco não têm como lutar por todo o vale. Levante um movimento em defesa da foz do rio São Francisco.

    • É isso aí. Cada um que lute pelo seu. A gente represa a água aqui e o resto do povo que se lasque, né. Quem mandou não nascer em Petrolina! Se fizessem isso em Três Marias, você viria aqui reclamar ou ia achar que os mineiros só fizeram por eles?

  6. Um rio saudável tem nascente, leito e foz em pleno curso, se faltar água em algum dos trechos é sinal que rio está morrendo. Quem defende o rio, tem que defendê-lo por inteiro, um rio quando deixa de ser caudaloso em sua foz, logo perdera seu leito e se muito restar será apenas sua nascente. Nós todos os ribeirinhos somos quem mais sofrerá com a seca desse rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome