Padre Antonio comenta morte de mendigo e critica programa de moradía

por Carlos Britto // 25 de fevereiro de 2009 às 09:45

O ser humano transformado em mendigo já é um problema grave. A falta de moradia para os cidadãos da cidade em Petrolina é um escândalo, pois existem programas voltados para moradias populares que são executados em todas as administrações; recursos são liberados e mal utilizados. Construções são feitas e distribuídas e o déficit habitacional continua. Uma das causas é o que recorda a Dra. Isabel Alice: contemplar com casas a quem não precisa. Mais programas de moradias serão desenvolvidos nesta e em outras administrações. A sociedade precisa cobrar mais rigor e transparência na execução desses programas. Manter a população em situação de penúria e miséria é uma violência que clama aos céus. É falta de segurança! É o que revela a morte do nosso irmão transformado em mendigo. Hoje começa a Quaresma, apelo à conversão e compromisso de fraternidade, como lembra a Campanha da Fraternidade da Igreja do Brasil. Não adianta só refletir e rezar pelos problemas relacionados com a falta de segurança, se não nos esforçarmos para acompanhar as políticas públicas, exigir medidas sérias não só para coibir a violência, para atingir suas causas, como o citado acima: bons programas de moradia voltados para quem realmente precisa.

Padre Atonio Moreno

Padre Antonio comenta morte de mendigo e critica programa de moradía

  1. AVELAR AMADOR disse:

    ALÉM DO MENDIGO FOI ASSASSINADO O ALCOOLATRA DE NOME “TAFAREL” NO PERIODO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO. ELE FOI QUEIMADO VIVO PELOS SEUS ALGOZES QUANDO DORMIA ATRAS DO BANCO REAL EM PETROLINA CHEGANDO A PASSAR 7 DIAS NA UTI… IRONICAMENTE INAUGUROU A UNIDADE DE QUEIMADOS DO HOSPITAL DE TRAUMAS… ERA UMA PESSOA QUE SÓ FAZIA MAL A ELE MESMO COM SEU VICIO…ESTE É UM CRIME QUE NÃO É DIFICIL DE DESCOBRIR…

  2. AVELAR AMADOR disse:

    BRITTOPARABÉNS PELO  … Seu comentário está aguardando moderação… ASSIM FICA MAIS JUSTO O DEBATE…

  3. antonio carlos disse:

    Olá para o nosso correspondente internacional o Sr Pe.Antonio, dizer tambem que junto com os programas de moradia que existem voltado para moradia populares, que o déficit habitacional vai continuar se não existir essa transparencia e acabar com esse vício de dar casa para vereadores distribuir e outros fatos parecido e o Sr Pe.Antonio sabe disse, pois foi vereador e entende o fato. pois o que existe são pessoas viciadas em pegar casas e vender depois, devido a facilidade de conseguir outras. mas tenho certeza que o prefeito Dr Julio Lóssio deve ter meios para combater esse vícío das antigas gestões. a transparência ela deva haver não só na habitação mas em todas os setores,para que possamos ter uma igualdade para todos, e só o povo tambem fiscalizar e denuciar estes fatos.

  4. VITAL MAURILO disse:

    PARABENIZO NOSSO AMIGO DR. AVELAR AMADOR POR SUA SENSIBILIDADE NO CASO ” TAFAREL “, ESPERO TAMBEM QUE DENTRO EM BREVE A SOCIEDADE PETROLINENSE SAIBA QUEM FOI OU QUAIS FORAM OS AUTORES DESSE ASSACINATO TÃO CRUEL.

  5. patusco disse:

    Amigo Antonio Carlos pro Dr mudar alguma coisa ai, ele precisa mudar sua equipe que até agora n disse pra que veio,claro com raras excessões,mais pense numa equipe fraca e desentrosada. Olha ai e tem mais prta mudar mesmo tem que tirar dos quadros da viuva osviciados em cargos comissionados que vivem disso, entra governo sai governo e eles permanecem nas têtas da viuva. Portanto fala ai antonio carlos pro dr tirar esses viciados,e ai pode melhorar alguma coisa.

  6. antonio carlos disse:

    Falou a voz da experiência, amigo o prefeito estar a menos de dois meses na prefeitura faz assim, deixe ele ter o tempo que o seu prefeito teve para trabalhar,e ai voce depois fala se prestou ou não. para tudo na vida tem que se dar tempo ao tempo,todos os outros prefeitos tiveram esse tempo até o seu, vamos dar o tempo a ele tambem, pois foi o povo que colocou ele como gestor e devemos respeitar a democrácia. como voce fala parece até que já mamou tambem na viuva, parece que com voce a festa só presta se voce estiver dentro, se não voce só fica criticando sabe o nome disso, dor de cotovelo.

  7. Amigo de Cabueta disse:

    Quero comentar sobre Artigo não disputa politica desses dois ai acima citado.Bom não entendo o Pe.Antonio antes não falava nada em relação a moradia e agora vem dar uma de intendido no assunto. será por que ein?alguém pode me dizer?fica a interrogação no ar?

  8. Resposta ao Amigo de Cabueta disse:

    O entedimento do Padre Antorio, em relação a moradia, se deve ao fato de seu ex assessor e cadidato a vereador na ultima eleição está trabalhando no setor de habitação da Secretaria de urbanismo.

  9. tabareo disse:

    O bla bla é grande mas resolver que é bom nada.
    O padre ja foi vereador:tem algum projeto neste sentido?????????
    São mestres das obras feitas.

  10. Pe. Antonio disse:

    Em relação ao comentário do leitor que se identifica como Amigo de…. quero dizer a ele que se não tem conhecimento, que procure se informar para não cometer injustiças ou se prestar fazer comentários tendenciosos em relação ao meu conhecimento. Meu amigo, quero lhe dizer que tenho conhecimento sim não só da questão da moradia, mas do problema mais amplo como a Reforma Urbana que inclui a questão da moradia. A Primeira Conferencia da Cidade em Local ai em Petrolina foi realizada por nossa iniciativa, estive na Conferencia Estadual e Nacional onde foram tratados e analisados os problemas urbanos…..Realizamos ai na cidade Um grande Seminario em 2002 para tratar do assunto com autoridades de competência e experiência como A Economista Tânia Bacelar. Realizamos cursos orientados por Técnicos do Ministério das Cidades e do Instituto Polis de São Paulo. Portanto, o meu conhecimento não se deve ao trabalho de ninguém, mas ao meu proprio trabalho e interesse, pois sempre estive envolvido com essas questões não para tirar proveito pessoal, mas por espirito público. E para o seu amigo quero dizer: Acredito que sua colocação poderia ser feita de forma inversa: “Se o meu ex assessor tem conhecimento da questão da moradia deve ao tempo que trabalhou na assessoria, podendo participar de tais eventos, conhecer os canais e instituições que atuam na área. Ai teve os primeiros contatos importantes e procurou se aperfeiçoar na área.
    E já que você provoca, quero lhe dizer: não estou dando uma de entendido não. Apenas fiz um comentário de um assunto colocado por Isabel Alice em um artigo do blog, concordando com o que ela disse. Poderia dizer muito mais coisa, pois tenho mesmo conhecimento não só de Moradia, mas das Políticas Públicas….. Agora, eu acho estranho é você sentir-se incomodado com o meu comentário. E dizer que eu não falava do assunto e que não tenho conhecimento…. Por que será!!!!! Por que não perguntou isso à autora do Artigo! Eu apenas comentei o que ela escreveu…..Por que será!!!!

  11. Pe. Antonio disse:

    Ao leitor do blog identificado como tabareu quero dizer que a pergunta a sua pergunta deve ser feita ao Prefeito ou ao setor da Prefeitura encarregado do setor. Quem recebe os recursos públicos para atender às demandas de moradia no Município é a prefeitura e não o cidadão comum. Atualmente não tenho projeto para Moradia em Petrolina…. Mas temos Diretrizes e Princiípios que norteiam a elaboração de Projetos de Moradia Popular feitos com responsabilidade social e transparência. Eu tenho conhecimento do assunto, mas ainda que não tivesse, tenho o direito de comentar o que eu quiser. Pois se não fosse assim, eu poderia lhe perguntar: VOCÊ TEM CONHECIMENTOS E PROJETOS PARA TODOS OS ASSUNTOS QUE VOCÊ COMENTA!!! POIS QUEM FIZER UMA PESQUISA NO BLOG VERÁ QUE VOCÊ TEM SEMPRE ALGO A DIZER….. DE ONDE LHE VEM TANTO CONHECIMENTO!!!!!!!

  12. Pe. Antonio disse:

    A Antonio Carlos quero dizer o seguinte:
    Dispenso o seu tratamento irônico de “Nosso correspondente Internacional”. Primeiro porque não me consta que você seja da Equipe do Blog de Carlos Brito. E ainda que o fosse, não fui contratado como correspondente nem nacional e muito menos internacional. Espero que me entenda. Pois, faça uma pesquisa e verá que você está sempre, constantemente fazendo seus comentarios sobre os mais variados assuntos ou pessoas. Mas nunca o tratei como algum adjetivo para caracterizá-lo como correspondente Y ou X.
    Depois esses casos que vc citou foram colocados pela autora do Artigo Isabel Alice….. Ela sabe, você sabe e eu sei também. E a transparencia a que me referi é justamente o caminho para o Prefeito acabar com essa prática. Você diz que o Prefeito vai acabar com essa prática. Ótimos, estamos de acordo. Não critiquei a atual gestão. Estamos de acordo, espero que ele acabe mesmo. Eu apenas falei em um instrumento a ser usado para isso: executar os programas com transparência…. Não entendi porque me interpela. Depois que colocou o assunto em evidencia não jui eu….

  13. isabel alice macedo disse:

    As mortes dos mendingos de minha Petrolina, causaram na minha pessoa, muita tristeza e preocupação, pois vidas foram e estãos sendo ceifadas!….
    Não queremos (embora sem procuração para promover sua defesa) e tenho certeza que Pe Antonio Moreno, também assim pensou, pois é um homem cristão, estava querendo levar em conta a falta de políticas sociais e rigor na nossa segurança. Olhando as esferas do executivo! Problema de ordem federal, estadual e municipal…..!

    Será que podem dá um ponto final nesta história e deixar descansar a alma deste dois srs que partiram para o céu ,?

    Não existiu em qualquer momento direcionamento, para tomar rumo político, mas tão somente para o sentimento cristão e humano e ponderando indicações para melhor tratar o executivo, com programas e cadastros de banco de doações de casas, evitando o déficite de moradia em nossa cidade…..!
    Se Carlos Britto existisse como escritor ,há anos atrás, e á época tivesse havido morte de mendigo, com certeza , eu teria feito comentário, pois de gente carente , conheço e entendo , há quase 30 anos, na qualidade de defensora pública…. estou sempre no exercício de minha função….PRONTA!
    Deixem de comentar com irresponsabilidades, e deixemos descansar em paz as 2 criaturas de Deus. Amém.
    Abraço fraternal
    Iabel Alice

  14. Pe. Antonio disse:

    Daqui há alguns minutos vamos começar a Via sacra aqui na Igreja. É tempo de Quaresma, inclusive liguei a reflexão sobre o fato ao espeirito de penitência e conversão. E todo meu posicionamento nasce de ma opção de fé……Agradeço a Dra. Isabel Alice pela intervenção a favor do posicionamento ético e responsavel sobre os problemas da vida.
    Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *