Padre Antonio aposta e Consciência Cidadã

por Carlos Britto // 15 de março de 2009 às 07:10

É urgente que cresça a consciência cidadã em Petrolina, ou melhor, nos municípios de nossa região. Não podemos continuar sustentando a concepção e a prática de deixar que os destinos de nossos municípios estejam a cargo unicamente do poder executivo e do legislativo. Isso não pode mais continuar.

Nós apenas elegemos o prefeito e os vereadores com tarefas bem definidas, o executivo, como o termo já define, deve administrar e executar planos para melhorar a qualidade de vida da população. O Legislativo para nos representar, acompanhando de perto as ações do Executivo, fiscalizando e apreciando os projetos do Executivo e legislar etc.

Isso não isenta a população, a sociedade de sua responsabilidade, afinal somos nós os primeiros interessados em melhorar a qualidade de vida de todos nós. Deve haver uma interação entre os poderes públicos e a sociedade civil. Nós precisamos nos interessar de verdade pela resolução dos problemas do município. Só reclamar não é suficiente.

Quando a população se envolver concretamente, muita coisa vai funcionar melhor no município. A sociedade exercerá maior controle sobre as ações (políticas) públicas. Mais uma vez cito um exemplo que já acontecem em outros municípios. Em São Paulo entidades e movimentos sociais vão apresentar propostas à Câmara no próximo dia 7 de abril, tendo por objetivo ampliar a participação da sociedade na elaboração de projetos de lei que possam contribuir para a construção de uma cidade justa e sustentável.

Entidades, movimentos sociais e cidadãos precisam promover debates e a preparar sugestões de projetos de lei para apresentar aos parlamentares. Propostas para aperfeiçoar o trabalho da Câmara, em seu papel de fiscalizar as ações do poder Executivo, por exemplo, também poderão ser feitas.

Afinal, não se pode escolher os nossos representantes e deixar que ajam livremente sem nos ouvir, pois ser nossos representantes requer que saibam o que queremos para nos representar. Pois a responsabilidade primordial dos vereadores é discutir e aprovar leis para melhorar a cidade. E quem melhor conhece os problemas e necessidade somos todos nós que moramos e construímos a cidade. Essa interação é necessária, é fundamental.

Isso sim vai melhorar o trabalho da Câmara, vai qualificar a atuação dos vereadores e não o número excessivo de assessores. Em São Paulo foi aprovada uma lei que obriga o Prefeito apresentar até (90 dias após a posse) um programa de governo, contendo as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada
um dos setores da administração pública municipal.

Convido todos que amam a cidade de Petrolina independente de ideologia ou opção partidária para nos unirmos e constituir um grande Movimento para contribuir na Construção de uma cidade Justa, sustentável e solidária conforme os nossos sonhos.
Sobre o Projeto de que falei acima, alguém já tem um modelo ai, pois o enviei no ano passado antes mesmo de ser aprovado em São Paulo.

Padre Antonio aposta e Consciência Cidadã

  1. Padre Ôntôio" de novo? disse:

    Ih!!!!!!……

  2. Faltou matéria? disse:

    Padre Ôntônio” de novo? ih!!!!!!!!!!!!!!!!!, EU…. hém?

  3. Vitorio Rodrigues disse:

    COLABORANDO

    O presidente norte-americano Barack Obama disse, este sábado, durante visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, à Casa Branca, que tem vontade de conhecer as famosas praias do Rio de Janeiro, mas brincou que seus adversários republicanos preferiam vê-lo perdido na floresta amazônica.

    Obama disse que visitará o Brasil em breve, depois de reunião com Lula. No entanto, nenhuma data foi estipulada para a visita.

    “Por ser alguém que cresceu no Havaí, sinto que seria muito importante pelo menos ir ao Rio, onde acredito que as praias são muito bonitas,” disse Obama.

    “Eu adoraria visitar a Amazônia, mas suspeito de que o Partido Republicano aqui queira me ver viajar pela Amazônia e, talvez, me perder.” (…)

    (Do Portal yahoo 15/03/09).

  4. Antonio disse:

    Não faltou matéria não, meu caro. Faltou educação em você e tolerância para respeitar o direito de expressão….Se você não tem idéias e propostas sérias para contribuir para enriquecer o debate, pelo menos respeite quem tem e procure se informar e se formar para poder discutir idéias e projetos edeixar desse tipo de manifestação de intolerante. Quem tem idéias apresenta para para ser apreciada, quem não tem, como você, fica espreitando quando alguém apresenta alguma coisa, em vez de ler e falar a favor ou contra a proposta, manifesta-se contra a pessoa. Se você pode usar o espaço do blog para dizer “nada”, aneira por que se incomoda quando alguém sem se quer saber o que ele escreveu…..Educação e respeito cabe em qualquer lugar.

  5. Waldiney Passos disse:

    Parabéns padre!

    É desse tipo de orientação que a sociedade está carente. Uma pessoa como o senhor, que conhece bem o mundo e suas constantes mudanças, e principalmente, nossa realidade, sabe parafeitamente que a sociedade civil organizada está omissa nas discussões que dizem respeito as transformações do nosso ambiente, reclamar somente não vai resolver nossos problemas é preciso participar mais, sugerindo, discutindo e apresentando soluções.

  6. Sertanejo disse:

    O povo deu a oportunidade no Legislativo Petrolinense e o povo avaliou e reprovou as ações do seu mandato não o reelegendo. Assim como o povo reprovou a canidatura de Patriota a Prefeito de Petrolina porquê ele não merecia porquê o avaliou e viu que este também nunca fez nada por Petrolina.

  7. Pe. Antonio Moreno disse:

    Fiquei muito contente ao ler o comentário de Valdiney Passos. Petrolina, a sociedade está omissa mesmo. Você vê isso até pela participação no blog. É raro ler um comentário sensato, coerente, inteligente e realmente preocupado com o desenvolvimento da pessoa humana e da cidade, do município. A maioria dos que participam é como esse nosso irmão que se intitula de Sertanejao, que aproveita o espaço para fazer comentários dispensáveis, que destilam discriminação, intolerãncia e incapacidade de conviver e respeitar o outro.
    Sertanejo, isso não me diminui não e nem me cala. Vou continuar participando. E sugiro que você estude mais para entender mais de politica eleitoral e partidária, de politicas publicas, de gestão, do papel da sociedade civil e do cidadão em particular. Por dois motivos:
    1. Eu sou extremamente feliz por ter sido eleito por quase 1.500 amigos e pessoas que me conheciam. Mas como você, a eleição em nosso país e em nossas cidade são fortemente decididas pelo poder econômico. Não se escolhem as pessoas só porque acreditamos que vão fazer um bom trabalho nos representando. Creio que sabe disso…..Além disso teria muita coisa a esclarecer. E acredito que algumas pessoas que me elegeram, na segunda na eleição seguinda podem ter ficado decepcionado porque não entendeu o papel do vereador, mas isso, se aconteceu, foram pouquissimas. A maioria das pessoas que votaram em mim quando fui eleito, votaram na segunda e votarão se for candidato outra vez.. A outra parte certamente votou em uma pessoa do PT que me apoio quando fui eleito. O PT nessa eleição teve 15 candidatos…..Portanto, como vê, nem fui eleito com uma aprovação expressiva do povo, porque não faço a politicatradicional de enganação, de clientelismo, de troca de favor, de compra de votos etc. Mas sou muito contente é melhor saber que 1.500 ou 800 pessoas votaram e votarão em mim por mim mesmo, por meu trabalho do que ser eleito a troco de corrupção ou compra de voto.

    2. Você e muitos como você precisam ter uma participação mais serena, sem ódio, sem precocneito, sem paixões politicas. Eu dei uma ideia, uma proposta. E a sua paixão politica ou não sei o que o cegou. E você sequer deve ter lido o que escrevi. Aproveitou a oporunidade para destilar seu desagrado a mim, a mnha pessoa, ao meu trabalho. Que é isso, irmão! Voce deveria ter lido a proposta e ter feito um comentário posicionando-se a favor ou contra a prorposta e não contra mim, pois a Verdade venha de onde vier é sempre verdade. Ainda que eu fosse tudo de ruim que você queira que eu seja, a proposta, se válida, seria sempre válida….. Que mal lhe fiz! E o que eu fiz de mal na Câmara para a população ter desaprovado meu mandato!!! Eu teria muito para dizer o que fiz e como fiz diferente…..
    Vamos mudar esse tipo de participação, companheiro! O que é que eu tenho a ver com Gonzaga Patriota. São duas eleições diferentes…E por sinal, segundo o seu raciocinio, ele já foi eleito várias vezes deputado federal, então está aprovado. Não é mesmo!!

  8. pe. Antonoio disse:

    Parabéns, Valdinei, pelo seu comentário feito com muita sabedoria e lucidez. Integre pessoas de um certo nivel de entendimento para paricipar do blog do contrario ele não vai muito longe por causa do nível….E em geral, como você diz, a sociedade civil é muito omissa. E sem paricipação da sociedade civil nenhum governo resolve os problemas…. Parabens e fiquei contente por ler seu comentário para que outros se motivem a particicpar..

  9. Revoltado disse:

    Muito bem Pe.
    Agora, o mais interessante é que essa preocupação em contribuir e debater tais assuntos só agora, tá precisando marcar ponto na mídia não é, para as próximas eleições. Que bondade!

  10. Sertanejo disse:

    Quanta raiva Padre? Somente porquê eu disse que o Senhor não merecia se reeleger. Imagine Padre se eu tivesse falado que o Senhor é mais um defunto político? MEU DEUS.

  11. Pe. Antonio disse:

    Para revoltado, é que está aproveitando o blog para soltar suas leviandades. Eu sempre falei e escrevi isso, meu caro. Acho que você é que nunca deve ter feito nada nesse sentido, pois nem coragem tem de se identificar.
    Para Sertanejo: Meu caro, você precisa reler o que escrevi. Você não é capaz de ver o mundo e a vida a não por esse ângulo da picuinha e da superficialidade….Tente ultrapassar essa visão pequena…..Onde você viu raiva!!! Pensando que era falta de visão tentei esclarecer algumas coisas. Mas confiromo a minha suspeita: é maldade mesmo a sua participação. Aproveita o espaço para fazer isso tipo de comentário. Não o qualifiquei com nenhum adjetivo pejorativo, não fiz nenhuma referencia negativa a você.
    Mas como blog é lido por outras pessoas, vou escrever mais, pois pessoas sensatas podem aproveitar para entender mais e melhor as coisas.
    Você conhece aquele texto> “Analfabeto Politico”!! Pois procure-e e leia e verá que você não é um politico defunto. Você é alguém que está abdiciando de seus direitos de cidadão, de seus direitos politicos de participar de forma consicente por falta talvez de auto-estima e de saber que todos nós somos politicos pois Aristóteles ja escreeveu há séculos que “o homem é um animal politico”. Pol´ticos todos nós somos. Eu não fui politico porque fui vereador. Eu sempre exercir meus direitos de cidadão de participar da vida politica do meu pais. Portanto, como vêe, não sou politico defunto. Sou um cidadão politico. Agora quem em vez de participar, se passa para esse tipo de referencia às pessoas que, no anonimato, deixa de colocar suas idéias sobre o mundo, a vida politica para escrever OPINIÃO SOBRE PESSOAS….. é triste isso, Isso é lamentável…. No que escrevi não tem raiva, tem argumento, conhecimento das coisas……. Agora as suas poucas palavras destilam raiva, discriminação. Cuidado, não projete seus sentimentos em mm. boa sorte. Se eu encontrar o texto vou lhe enviar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *