Paciente tratado com terapia oferecida pelo SUS completa um ano de remissão da doença

por Carlos Britto // 27 de março de 2024 às 11:30

Foto: Reprodução G1

Paulo Peregrino, um paciente que estava em estado grave devido a um linfoma, completou um ano de remissão total da doença após ser tratado pela terapia CAR-T Cell, um tratamento inovador no combate ao câncer. Paulo foi o 14º paciente a receber este tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo.A terapia CAR-T Cell é indicada para pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B, que não responderam ou apresentaram o retorno da doença após a primeira linha de tratamento convencional, como quimioterapia e o transplante de medula óssea.

O objetivo da pesquisa é fazer com que o tratamento chegue à toda população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no futuro, possa abranger mais doenças. O estudo clínico é financiado pelo Ministério da Saúde, com apoio de estrutura por parte do Butantan e investimento de pesquisa da Fapesp e do CNPq. A fase 1/2 vai incluir 81 pacientes com leucemia linfoide aguda de células B e linfoma não Hodgkin de células B, de forma gratuita.

Já foram tratados com essa terapia de células CAR-T desenvolvidas na USP e no Hemocentro de Ribeirão Preto 20 pacientes com leucemia ou linfoma, sendo que 14 deles continuam bem, de acordo com os médicos. Todos eram casos graves para os quais não havia mais opção terapêutica.

A parceria entre as instituições, incluindo o Hospital das Clínicas de São Paulo, resultou na construção de duas unidades do Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) em Ribeirão Preto e na capital paulista. Apenas a “fábrica de células” de Ribeirão Preto está em operação e será responsável por atender a demanda de participantes do estudo. No futuro, poderão ser atendidos até 300 pacientes ao ano. Os pacientes que acreditam preencher os requisitos devem conversar com o seu médico e pedir que ele entre em contato pelo e-mail terapia@hemocentro.fmrp.usp.br. Deve ser anexado o relatório de saúde do candidato, e o material será avaliado pelas equipes. Se o caso se enquadrar no estudo, o médico responsável pelo paciente será avisado.

Paciente tratado com terapia oferecida pelo SUS completa um ano de remissão da doença

  1. Sincero disse:

    Que otimizem esta terapia e que novas surjam. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários