Paciente do HRJ aguarda transferência para Salvador e tem piora no quadro de saúde

por Carlos Britto // 03 de abril de 2025 às 14:29

Foto: reprodução/redes sociais

Internada no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) há dois meses com um quadro grave de neuromielite óptica (uma doenca rara), a paciente Solange Santana de Castro, de 53 anos, enfrenta dificuldades para conseguir uma vaga de transferência para Salvador (BA), onde precisa realizar um tratamento essencial para sua condição. Segundo a filha de Solange, o procedimento de plasmaférese foi recomendado pelos médicos, mas a solicitação feita há duas semanas ainda não teve resposta. Enquanto isso, seu estado de saúde se agrava, com perda total dos movimentos dos braços e pernas, uso de sonda urinária, dificuldades na fala e dores intensas.

A plasmaférese é um procedimento que filtra o sangue para remover substâncias prejudiciais, como anticorpos que atacam o próprio organismo. No caso da neuromielite óptica, essa técnica ajuda a reduzir a inflamação e controlar os surtos da doença, melhorando os sintomas e evitando novas crises. Funciona como uma espécie de “diálise do sangue”, retirando o plasma contaminado e substituindo-o por uma solução saudável. É um tratamento essencial para pacientes com a condição, principalmente em casos graves como o de Solange.

Embora o hospital já tenha recebido o medicamento Ravulizumabe, que pode ajudar no tratamento, especialistas alertam que a plasmaférese deveria ser feita antes da infusão do remédio para melhores resultados. Sem a vaga, Solange poderá ser medicada e enviada para casa, mesmo sem garantias de melhora. A família e os profissionais de saúde cobram urgência na regulação para que a paciente tenha acesso ao tratamento adequado.

Paciente do HRJ aguarda transferência para Salvador e tem piora no quadro de saúde

  1. EANES MELO DOS santos disse:

    SE FOSSE O LULA LARÁPIO, HELICÓPTERO DA FAB, JÁ TERIA ALÇADO VÔO COM O LARÁPIO PARA O SIRIO LIBANÊS COM CENTENAS DE MÉDICOS PARA ATENDÊ-LO. O POVO QUE SE EXPLODA. VOLTA LOGO BOLSONARO. DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA E LIBERDADE.

  2. Detetive Guarulhos disse:

    Não sou nem Lulista nem Bolsonarista. No entanto, Esse bolsona não è e nunca foi salvador da pátria. Lembro muito bem que na pandemia, ficou enrolando para comprar vacinas e chacoalhando os ombros quando cobrava a urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários