Paciente denuncia precariedade no TFD de Parnamirim; Prefeitura justifica e promete melhorar serviço

0
(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma usuária do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da cidade de Parnamirim (PE), no Sertão Central, denuncia a precariedade do serviço. Em contato com este Blog, a paciente – que prefere não revelar a identidade – reclama do transporte e da casa de acolhimento no Recife.

Ela fez registros em imagens e caracteriza de “precário” o estado do ônibus que faz o transporte dos pacientes, bem como a casa de acolhimento na capital.

Segundo ela, as paredes do imóvel estão com pintura velha e descascada, ventilador quebrado e banheiro sem descarga e sem lâmpada. Além disso, a usuária do TFD relata que o ônibus é velho, com bancos rasgados, sem qualquer conforto.

Resposta

Em nota enviada pela assessoria, a Prefeitura de Parnamirim disse que a casa está em “pleno funcionamento”, apesar de reconhecer que o imóvel precisa de reparos. Segundo a nota, o material da obra já foi comprado e, em breve, a estrutura da casa será recuperada. A nota frisa que o prefeito Tácio Pontes esteve esta semana na casa do TFD e verificou a situação.

Sobre a questão do ônibus, a prefeitura esclarece que o veículo oficial do serviço estava em uma oficina, passando por uma manutenção geral e por reparos no sistema de ar-condicionado. A gestão prometeu que, já neste domingo (27), o transporte voltará a ser feito no veículo oficial, que passou por manutenção, inclusive dos bancos.

Acompanhe a nota, na íntegra:

A casa de apoio localizada no Recife está em pleno funcionamento, é ampla, bem localizada e oferece alimentação e estadia a quem precisa se deslocar ao Recife para tratamento médico. Esta semana o prefeito Tácio Pontes visitou a casa e verificou a necessidade de pequenos reparos e o conserto nas instalações de um banheiro.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, informa que serviços de manutenção serão realizados na casa de apoio. Os materiais necessários para as obras já foram adquiridos e, em breve, a estrutura da casa será recuperada.

A Prefeitura de Parnamirim envia todos os alimentos necessários para alimentação dos usuários da casa e firmou um convênio com um frigorífico para o envio de carne de boa qualidade. A casa conta também com uma auxiliar de limpeza, que mantém o ambiente limpo e cuida da estadia dos pacientes.

Sobre a situação do ônibus que realiza o transporte para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a prefeitura esclarece que o veículo oficial do TFD estava em uma oficina, passando por uma manutenção geral e por reparos no sistema de ar-condicionado. Durante este período, outro ônibus (este que aparece nas imagens) foi utilizado para realizar o transporte dos pacientes em cinco ocasiões. A partir de domingo, o transporte volta a ser feito no veículo oficial, que passou por manutenção, inclusive dos bancos.

A prefeitura e Secretaria de Saúde não têm medido esforços para oferecer a melhor estrutura na casa de apoio e o melhor transporte possível aos pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamento no Recife.

PMP/Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome