A secretária de saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, estará participando nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília, do curso Tecendo a Rede do Sistema Nacional de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). O convite foi feito pelo Ministério da Saúde e tem o intuito de debater e levar informações para a implantação ou implementação de ouvidorias nos estados e municípios de todo o Brasil.
O Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (Doges) surgiu em 2003 como um meio democrático de estímulo à participação comunitária de disseminação de informações em saúde, de mediação entre a população e os profissionais das diversas áreas de saúde e trabalha também como ferramenta de gestão, ajudando a estabelecer ações que possam trazer melhorias para o SUS.
De imediato, o Ministério da Saúde está orientando os gestores para que sigam um roteiro, que servirá para que o Doges avalie as potencialidades e fragilidades da localidade interessada, montando assim um diagnóstico da situação, para a partir daí emitir o parecer da viabilidade de implantação do Sistema Informatizado OuvidorSUS. Para tanto, o evento programou palestras e atividades de orientação para a confecção deste Plano.
O município de Petrolina ainda não conta com o serviço, e como esse sistema não está disponível para a população é o setor de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde que em alguns momentos termina exercendo esta função. “Não temos uma Ouvidoria na área de saúde e por isso outro setor termina absolvendo a demanda. Mas temos sim total interesse e intenção de implantar o serviço o quanto antes em Petrolina”, disse a secretária de saúde Lúcia Giesta.



a secretaria de saude tinha uma ouvidoria , a ouvidora era a irmã de Dr. Patricio Valgueiro, o que aconteceu? será que o prefeito Lossio, desmacha tudo, acabou com a mesma? e a irmã de Dr. Patricio? o que esta fazendo? parece que ela e advogada ? onde ela esta? se tive advogando? . foi colocada pelo o irmão, Dr. Patricio do sebrae de Afranio, lembra Dr. o sebraeeeeeeee, não se preocupe eu não vou dizer a ninguei o que aconteceuuuuuuuuuu.
A irmã do Patrício até onde sei, é advogada (sem concurso) da secretaria de saúde, junto com outra menina (que também não fez concurso), que o pai é amigo do prefeito e que faz serviço pra prefeitura. Se forem ver bem só colocam pessoas “com indicação” para trabalharem lá. Vamos ver quem vai ser o (a) ouvidor (a) – irmão (a), marido (mulher), amigo (a)?
Amigo Robson, divide com a gente o que aconteceu, afinal temos que mostrar a verdade sobre essas pessoas que estão cuidando da nossa tão querida petrolina. Agora se for lhe comprometer, causando algum risco a ti, compreendo a sua reserva.
obrigado