‘Outubro Rosa’: Mutirão leva mamografias a mais de 500 mulheres petrolinenses e prefeitura alerta para número de faltas

2
Foto: Ascom PMP/divulgação

Dentro das ações referentes à Campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção e combate ao câncer de mama, a prefeitura está ofertando, desde o início do mês, mais de mil exames de mamografias para as mulheres do município. Até o momento já foram atendidas cerca de 500 mulheres.

De acordo com a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cassia Guimarães, o mutirão de mamografias tem o objetivo de zerar a fila de espera pelo procedimento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Fizemos o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia e o horário para fazer o exame“, frisou.

A secretária ainda alertou sobre o alto número de mulheres que estão faltando aos atendimentos. “Nós preparamos esse momento exclusivo para as mulheres, mas infelizmente, cerca de 30% não comparece ao procedimento, mesmo após a confirmação para nossa equipe. Isso é lamentável porque está tirando a vaga de outra pessoa que está precisando“, concluiu.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama; alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos. A estimativa é de 60 mil novos casos por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Porém quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações

O município também está promovendo dentro das unidades de saúde oferta de consultas, preventivos, além de palestras para conscientizar sobre a importância da prevenção do segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e que atinge potencialmente as mulheres.

2 COMENTÁRIOS

  1. Poderiam abrir as vagas que estão sobrando, para os municípios que compõem a Rede Peba. Belém do São Francisco, por exemplo, existe muitas mulheres que estão em filas. Qualquer modificação, deixo meu fone a disposição: Charles Sá, Secretário de Turismo, 87.999957405

  2. Mandei uma requisição pra uma mamografia para a Secretaria de Saúde faz quase um ano, até aqui nada. Não sei quem estão chamando, porque aqui em mim não chegou nenhum chamado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome