Os filhos da Nova Petrolina

por Carlos Britto // 27 de abril de 2009 às 08:10

O seu nome é Rosa Carvalho. Sua idade ela não lembra.

Vive pedindo esmolas em sua cadeira de rodas em frente à prefeitura de Petrolina, mas parece invisível.

Não tem as duas pernas, mas tem dois filhos.
Esses ela sabe o nome e idade: Danielson, de três anos, e Luiz, de um ano e três meses.

Os dois têm pais diferentes que ela não sabe quem são:

“Eu dormia na rua e passava fome. Eles me iludiam com comida e eu me entregava”, revela com a naturalidade de quem não percebe a dimensão.

Emociona-se ao falar do presente de abandono que tem e do futuro nada diferente que lhe espera:

“Meus filhos passam fome, não têm roupas. Não tenho aposentadoria e preciso de ajuda. Deus me esqueceu e ninguém me ajuda”, revela em lágrimas.

Foi até o Araripe tentar falar com o governador Eduardo Campos, mas não conseguiu chegar próximo.

“Vim aqui, mas não falei. Ele passou longe e não cheguei perto dele. Em Petrolina tento subir na prefeitura, mas não me deixam. Ninguém da prefeitura faz nada por mim. Eles só pensam neles e eu estou abandonada”.

Os filhos da Nova Petrolina

  1. kleber disse:

    essas são as pessoas que a prefeitura cuida!
    CUIDAR DAS PESSOAS… É O QUE DIZ O ATUAL PREFEITO.

  2. Bartolomeu barros disse:

    Finalmente encontro algo essencial no blog. Mostra Petrolina, a tua cara! Defaz tua careta de pinóquio. Parabéns Britto.

  3. ismenio disse:

    Um pouco de cautela nao faz mal a ninguem… Ha muito tempo essa senhora pede ajuda no sinal em frente à prefeitura, não é coisa recente então simplesmente não se pode atribuir ao gestor atual essa culpa. Claro que algo pode ser feito, ate mesmo a secretaria de acao social orientá-la a inscrever-se nos programas sociais do governo e o pessoal do INSS poderia também ajudá-la a buscar uma aposentadoria.

    Kleber ou Bartolomeu, algum de vcs poderia ajudá-la nessas demandas?

  4. Vera Lúcia disse:

    Carlos Brito,

    Quero começar dizendo que tenho horror ao PMDB por sua postura oprtunista, abomino o DEM , atual parceiro do PMDB aqui em Petrolina. Portanto o que vou dizer nada tem de partidarismo ou politicagem. Falo apenas como uma leitora e cidadã.

    O título-manchete dessa matéria é absolutamente tendenciosa, pois dizer que a peregrinação dessa senhora pelas ruas de Petrolina é coisa da “nova Petrolina” chega a ser um desrespeito à nossa inteligência. Conheço essa pessoa há quase 8 anos sempre, pedindo no sinal de trânsito próximo ao Itaú.
    Por essa razão, não se pode dizer que ela é fruto de uma nova árvore.
    É certo que precisa de ajuda e dve recebê-la por quem está no poder,mas tenhamos mais ética ao chamar a atenção da sociedade para fatos que possuem tais detalhes.
    Você sabe o jornalismo exerce forte influência sobre a sociedade; por isso, façamos isso com ´responsabilidade que nos é obrigatória.

    Obrigada pelo espaço.

  5. Watergate disse:

    Uns diziam que era um problema psicologico. Outros diziam que era apenas pra ganhar dinheiro. Lembro tambem que ela nao tem apenas esses 2 filhos, Tambem tem uma menina linda, que deve ter seus 12 anos hoje.

  6. Petrolinense disse:

    Essa senhora não é filha da Nova Petrolina com informa o nobre jornalista, lembro-me dela há uns 13 a 14 anos, qdo ainda andava, e já pedia esmola também. Lógico que a Secretaria de Ação Social (ou algo do tipo) poderia ajudá-la e também o INSS (pq ela ainda não recebe o benífcio se pode ser considerada como inválida para o trabalho). ” pq essa filha aí tenta há tempos subir a rampa da Prefeitura, seja ela de prefeito A ou B. Com a palavra a SEDESC, pq o problema pode não ser da Nova Petrolina, mas pode ser resolvido pela administração municipal.

  7. Feeling disse:

    Acho que essa é minha professora de redação quando eu estudava no Edson… se for espero que ela se lembre de mim Cícero! Bjuss Saudades… falou muito bem, e olha que eu nem sei é ela mas pelo texto deve ser =)

  8. Mara disse:

    AH Ismênio quer dizer que Kleber e Bartolomeu é que devem tentar resolver este caso ´é isso? Mutirão pra resolver tudo que surgir, vc está dando o atestado de incompetência do seu patrão julio de não ter condições de resolver a miudeza que chega no dia a dia,não sabe pede pra sair

  9. Ismênio disse:

    Cara Mara,

    Tenha calma. O que quis dizer apenas foi que é muito fácil falar e atirar pedras, onde cada um pode também ajudar quando o poder publico não chega a contento. Você também poderia ligar para a Secretaria de Ação Social e sugerir algo; cada um pode sempre ajudar a tornar a vida das pessoas um pouco menos sofrida.
    Julio não é meu patrão e não tenho procuração para defender a sua gestão, mas você pode até achar que mutirão não ajuda, mas a população do Quati sabe bem e que funciona de vez em quando. Veja nesse proprio blog em:
    http://www.carlosbritto.com/2009/02/mutirao-petrolina-saudavel-oferece-12-mil-atendimentos/

  10. PAULO JOSÉ disse:

    Amigo, Kleber com todo respeito a você agora me deixa surpreso muito sua colocação. acho que vc nao andava em Petrolina passando em frente a prefeitura pois essa senhora esta alí no sinal da prefeitura no mínimo desde do primeiro mandato de FBC. passou Guilherme passou FBC novamente e passou Odacy. vc quer dizer que é culpa da nova Petrolina?

    pergunte a Carlos Britto que trabalhava na prefeitura nas gestoes FBC e Odacy se ela apareceu alí agora. outra coisa acho muito deficil essas crianças serem filhos dessa senhora.

  11. Ivan disse:

    Esta senhora sempre mendigou ali na frente da Prefeitura de Petrolina e os ex-secertários de Ação Social e o atual *(ou a atual não sei) nunca viram ou fizeram vistas grossas. Por que esses secretários almofadinhas que vivem ali dentro da Prefeitura, em salas fechadas com ar-condicionado, nunca tiveram a inciativa de pelo menos cadastra-la no bolsa-família e tomar à frente, orientando-a e encaminhando-a para dar entrada numa aposentadoria por invalidez? que com certeza ela tem direito, mas é muito trabalho para essa gente tomar tal iniciativa. Uma pobre, analfabeta e sem título de eleitor não interessa a esses parasitas e aproveitadores.

  12. josé maciel nunes disse:

    Ola! Britto, acredito em todos os comentarios postados, mas vejo um ar de picuinha por parte de alguns, deveriamos nos comentaristas de plantão nós unirmos para ajudar esta senhora imdependenti de facção Aou B, o que vocês acham?

    Um Abraço! Jmaciel, nome que não é ficticio!

  13. josé maciel nunes disse:

    Ola! Britto, acredito em todos os comentarios postados, mas vejo um ar de picuinha por parte de alguns, deveriamos nos comentaristas de plantão, nós unirmos para ajudar esta senhora imdependenti de facção Aou B, o que vocês acham?

    Um Abraço! Jmaciel, nome que não é ficticio!

  14. alex vieira disse:

    Dificilmente comento algo nesse Blog, mas dessa vez, ao perceber brigas partidárias e tentativas de culpar os prefeitos de Petrolina por esta situação, deixarei registrada a minha opinião. Todos que transitamos pelas ruas conhecemos essa senhora que pede esmolas. Várias vezes comprei os seus bombons, nunca os consumi porém, mas as pessoas têm que compreender que apesar de o Prefeito Júlio Lóssio ter como tema de campanha “ajudar as pessoas”, não é da Administração Pública Municipal a responsabilidade por problemas dessa natureza. Vejam, eu moro e trabalho em Juazeiro, sou servidor Público, não tendo interesse político-partidário nesse comentário, mas por admirar tanto essa cidade devo dizer ao Ismênio que lhe assiste razão, uma vez que o Prefeito Municipal é gestor da AdministraçãoPública e não está dentro de suas atribuições a resolução de toda a miséria e pobreza que assola o nosso País. O caso dessa Senhora é grave e nos causa comoção mas esperar que a Prefeitura lhe dê casa e salário é pensar de forma obtusa. É também responsabilidade da sociedade e nós todos deveríamos contribuir. Incumbiria à Prefeitura criar e administrar um fundo para o combate à pobreza, um fundo bem gerido com prestação de contas na praça pública, onde pudéssemos contribuir cada qual dentro das suas possibilidades para a melhoria da qualidade de vida de indigentes e necessitados. Se o Município de Petrolina recolhesse cada morador de rua, cada desabrigado, cada miserável dessa cidade e lhes desse uma vida digna teríamos um exemplo de cidadania e humanidade, mas não teriamos uma exemplo de boa administração executiva para a cidade. Deve o Prefeito ser o condutor de um projeto social que viabilize a ajuda, mas o povo de Petrolina que elegeu o Prefeito não espera dele a sangria dos cofres públicos fazendo assstencialismo. Esse é o modo errado de governar, Lula prova isso. É inegável que é o sistema mais viável para comprar votos e se perpetuar no poder, calando sem terras e sem tetos, dando bolsa família, fechando os olhos para o extrativismo e atividades comerciais praticadas pelos índios, etc. Acredito que todos se compadecam com tal situação por isso se houver alguém realmente interessado em ajudar ao invés de incitar disputas políticas mesquinhas e inúteis, disponibilizo meu e-mail para quem sabe conversarmos e encontrar uma forma honesta e humana de ajudar. A pessoa que ajudamos hoje é aquela que não nos fará mal amanhã, pensem nisso. alexalves@ig.com.br. Codiais saudações.

  15. Opara disse:

    Se alguém quiser ajudar essa mulher, basta levá-la no INSS que em 30 minutos ela passará a receber um benefício assistencial. Se é que jã não receba. No mais, o que postarem aqui é só disputa política.

  16. Ana Cristina disse:

    Ja fazem mais ou menos 3 anos que ajudo esta senhora.Presenciei uma vez,Odacir passar e fazer vista grossa com esta humilde esmole.vamos vê se agora Dr.Julio resolve este problema….

  17. Tô de olho... disse:

    Enquanto tiver quem dê esmolas, essa senhora continuará onde está. Todo deficiente físico tem direito a uma aposentadoria, não me asssustaria saber q ela já a recebe, mas continua pedindo esmolas, dando exemplo para os seus 3 filhos.

  18. Tô de olho... disse:

    Ah, e conheço essa senhora batendo ponto no mesmo local há anossssssssssssssss, praguejando cada um q não dá esmola a ela, até mesmo batendo nos carros de quem se recusa a “ajudá-la”!!! Nada a ver com a Petrolina Nova!!!

  19. PAULO JOSÉ disse:

    OS FILHOS DA NOVA PETROLINA

    CARLOS BRITTO, GOSTO DE SEU BLOG. MAS, NO MEU PONTO DE VISTA TINHA QUE TER OUTRO TITULO

  20. Vitorio Rodrigues disse:

    Brito

    Quando eu vi esta matéria pela manhã, a primeira coisa que fiz foi telefonar para o CCD – Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência de Petrolina. Entidade esta, que participo ha muitos anos, É lá aonde nós, pessoas com deficiências nos reunimos periodicamente para discutir nossos problemas, mas essa senhora nunca apareceu por lá, pelo menos de 1993 aos dias atuais. Para nós é estranho uma pessoa com aquele grau de deficiência, não receber nenhum tipo de beneficio, enquanto convivemos com muitas pessoas lá no Centro com menor grau e recebem. Mas picuinhas a parte, eu logo cedo pedir a Luciana, que é uma das gestoras do CCD, para pedir uma busca no INSS com a finalidade de descobrir se ela recebe ou não o beneficio que achamos que lhe é de direito. Caso não receba, vamos descobrir porque. Alguém que saiba o nome dela completo, por favor, ligue para o CCD. Fone: 3863-1093, facilitar a busca.

  21. ... disse:

    Esta senhora começou a pedir esmola em frente ao Neuman Hotel, há uns 15 anos atrás. Depois passou a ficar em frente à prefeitura. Além de essas duas crianças não serem filhos dela, pois passando todo dia em frente à prefeitura, não me recordo de vê-la grávida. Na minha opinião, existem muitas outras pessoas que também precisam de ajuda, aqui em Petrolina. Acho que o blog pecou um pouco, por dar uma ascenção maior a esta senhora, que mentiu e que roga praga quando alguém não lhe dá esmolas.

  22. PAULA CAZÈ disse:

    BRITTO; Nao deixe que a noticia se transforme num infundado palanque…os filhos de petrolina sao multifacetados…ponha agora outra foto dos filhos que ganham horrores de dinheiro por aqui.A MISERIA NAOÉ CULPA DE GESTAO A B OU C.é preciso verter o olhar mai pra cima e nao fazer firulas e ataques.a generosidade pode nos salvar!

  23. Cecilia Alencar disse:

    Esta senhora começou a pedir esmola em frente ao Neuman Hotel, há uns 15 anos atrás. Depois passou a ficar em frente à prefeitura. Além de essas duas crianças não serem filhos dela, pois passando todo dia em frente à prefeitura, não me recordo de vê-la grávida. Na minha opinião, existem muitas outras pessoas que também precisam de ajuda, aqui em Petrolina. Acho que o blog pecou um pouco, por dar uma ascenção maior a esta senhora, que mentiu e que roga praga quando alguém não lhe dá esmolas.

  24. Cecília Alencar disse:

    Concordo plenamente com você, Paulo José, esse título está fora da realidade.

  25. ze disse:

    Gente essa mulher é APOSENTADA DO INSS. ATE isso voces culpam o dr julio? Ja pensou se todos os aposentados por invalidez fossse as ruas pedir esmolas? Coitado do dr julio iriam esmagar ele. Se aveche nao Dr. julio continue seu trabalho serio e com honestidade. Isso é de quem nao tem o que fazer. Sabemos como vc é digno de respeito.Continue com sua simplimcidade e honradez combatendo a corrupçao desses que nao tem pena do dinheio publico.

  26. A propósito... disse:

    Essa mulher precisa ser investigada, ela está mentindo, os que a defendem, eu desafio que provem ter a visto grávida nos ultimos 3 anos. Já que ela apresentou os supostos filhos de 3 e 1 anos respectivamente. Uma pessoa que a conhece me disse agora a pouco, que já morou proximo aonde ela morava no bairro Jardim Maravilha e afirmou que a deficiência dela foi provocada por uma trombose, quando ela usava uma cadeira de rodas, sentava-se por cima das pernas para fingir que era deficiente e provocar a comoção das pessoas e ganhar dinheiro sem trabalhar. A pessoa disse também que costumava a vê-la pela manhã na cadeira de rodas e no mesmo dia a tarde andande de bicicleta. Além disso, a pessoa informou também, que ela tem uma filha que se afastou dela quando tinha 9 anos, pode ser que os meninos sejam netos. Mas filho, só se nasceram sem passar por uma gravidez que é impossivel.

    Concordo com a pessoa que postou o comentário acima. O melhor que deve ser feito, é alguém investigar junto ao INSS se ela recebe ou não algun benefício. E se não recebe procurar saber porque e divulgar, espero que o blog junto com a entidade CCD, façam isso urgente. Essa senhora tem história e “estórias”.

  27. Finalmente... disse:

    Estão aparecendo os comentários decentes. Parabens alex vieira

  28. Hércules Batista disse:

    Caro Brito, você continua de PARABÉNS por levar este matéria a tona, pois só assim nós veremos até onde vai a VERDADE, pois agora muitos órgãos como a conceituada CCD da qual o competente Vitorio Rodrigues, faz parte, irão se interessar pelo o caso e aí encontrará a sua verdadeira identidade, já que todos aqui diz que está pratica é antiga. E por favor, depois de averiguar os fatos poste no BLOG para nós termos conhecimento do resultado.

  29. epaminondas disse:

    os filhos de petrolina eram melhor tratados emoutros tempos!
    depois que chegou a nova petrolina…deus e mais!
    lamentavelmente nao tem remedio.
    teremos que esperar mais tres anos pra dar o troco nesse julio!
    me lembro que na epoca de dr augusto e de fbc as coisas eram diferentes.
    agora inventaram de colocar cristao novo na prefeitura…deu nisso ai.
    tratam tiudo como se fosse coisa secundaria.
    deus permita que elles nunca passem por isso pra nao terem o mesmo destino e tratamento que dao aos mais pobres.

  30. Marta Maria Menezes disse:

    A mais de oito anos que essa senhora anda nessa cadeira de rodas, uma certa vez lembro que disseram que a mesma andava e era saudável e que de tanto não andar iria ficar imobilizada… não sei se é verdade, sei sim que a verdade é que a conheço nessas condições a anossssssssssss.

  31. PAULO JOSÉ disse:

    FIZ UM COMENTARIO DE UM CASO VERIDICO QUE ACONTECEU COM ESSA SENHORA. LAMENTO O BLOG NÃO TER DIVULGADO
    MAS, VOU COMENTAR DENOVO QUEM SABE BRITTO DESSA VEZ DIVULGUE.

    HÁ MAIS DE DEZ ANOS EU ESTAVA EM UMA LANCHONETE QUE TINHA NA AVENIDA SOUZA FILHO ONDE HOJE TEM UMA LOJA DE JÓIAS. ESSA SENHORA PEDIU PARA EU PAGAR UM LANCHE PARA ELA ISSO FIZ. PAGUEI E ELA SAIU ANDANDO NORMALMENTE. MINUTOS DEPOIS A MESMA SENHORA ESTAVA SENTADA EM CIMA DAS PERNAS NUMA CADEIRA DE RODAS PEDINDO NESSE SINAL EM FRENTE A PREFEITURA.

    DUVIDO QUE ESSES MENINOS SEJAM FILHOS DESSA SENHORA.

  32. Rosa disse:

    acho não, tenho certeza eles não são filhos dela, sempre pediu esmolas, sozinha

  33. Genivaldo disse:

    se for assim nenhum politico em nenhum lugar do mundo prestou pq a pobreza existe em todo lugar infelizmente
    pessoas que lê esse blog se liguem no que eles querem com isso acho que com essa ficou bem claro

  34. PAULO JOSÉ disse:

    PRECISAMOS DAR NOTICIA E COMENTAR COM RESPONSABILIDADE.

  35. guga disse:

    LI COM VERGONHA OS COMENTÁRIOS AQUI EXPOSTOS. ENQUANTO A DISCUSSÃO GIRA EM TORNO DA POLITICA, NÃO VI NINIGUEM ASSUMINDO A CULPA. QUANTAS VEZES, PASSANDO POR ALI, NÓS NÃO A DEMOS A NOSSA ATENÇÃO.
    INFELISMENTE, É MAIS FÁCIL ACUSAR, DO QUE ASSUMIR A NOSSA MEIA CULPA.

  36. VELHA PETROLINA disse:

    GENTE, PAREM DE NHEM-NHEM-NHEM. NAO ADIANTA PROCURAR CULPADOS. HÁ UMA DENÚNCIA E O PODER PÚBLICO COMPETENTE E ATUAL TEM QUE RESPONDER ÀS QUESTÕES. ESPECIALMENTE SENDO O SLOGAN “NOVA PETROLINA”. ESSE É UM CASO PARA A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. UM ASSISTENTE SOCIAL, RAPIDINHO RESOLVE UM MONTE DE PROBLEMAS DESSA SENHORA. É HORA DE AGIR.
    NOBRE CARLOS BRITTO. EM NOME RESPEITO AOS LEITORES DESSE BLOG, PEÇO QUE INFORME O QUE FOI FEITO PELO PODER PÚBLICO EM RELAÇÃO A ESSA SENHORA. UM ABRAÇO

  37. Alisson Allan disse:

    Eu não sou FBC nem JL, mas que culpa o prefeito tem, gente pedindo esmola e presisando de ajuda sempre teve, a sociedade petrolinense tem que tomar consiência e nao esperar pelo poder publico, em uma cidade que um empresário gasta 20.000 reais em uma festa de aniversário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *