Representantes das empresas de turismo Brasil Rural e Mais Brasil Turismo, localizadas no Recife (PE), visitaram o Vale do São Francisco na última semana e enfatizaram o potencial da região como destino turístico. A visita aconteceu entre os dias 14 e 16 deste mês, com o objetivo de realizar um Famtour (Turismo de familiarização), promovido pela Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur).
O executivo de marketing da Gerência Nacional da Empetur, Severino Rodrigues, comentou as características da região e decidiu ampliar a visibilidade da rota do vinho nas ações promocionais da Empresa de Turismo nos próximos anos. “No próximo ano, a partir de março de 2011, traremos mais 20 empresas de turismo (operadoras/agências) com um itinerário testado e aprovado”, reforçou.
Alguns pontos serão melhorados para que o roteiro seja consolidado como destino turístico e atenda todos os perfis de turistas, como afirmou o interlocutor da região do Sertão do São Francisco pela Empetur, Marcelo Borba. “Solicitaremos projetos e ações corretivas através do Trade, assim viabilizar iniciativas na região com a captação de recursos e elaboração de projetos”.
Os atrativos mais destacados pelos visitantes foram o passeio pelo Rio São Francisco na Barca Rio dos Currais e a ida à Vinícola Ouro Verde (Casa Nova-BA). Os representantes virão novamente no início do próximo ano conhecer os demais atrativos que não puderam ser visitados neste momento, já que as opções de pontos turísticos são extensas.
Segundo informações do secretário da Sedectur, Luis Cláudio Dias, o resultado do Famtour foi positivo revelando o potencial inclusive, para o turismo internacional. “Devemos melhorar a capacitação do trade turístico em atendimento ao turista, informações turísticas, além de intervenções estruturadoras como melhoria das condições de estradas e rodovias, sinalização, equipamentos portuários, etc”, afirmou.
A diretora de Cultura e professora de turismo, Roberta Duarte, enfatizou o turismo de lazer ligado à vitivinicultura, o cultural e o rural como atrativos. “O turismo local poderá ser fortalecido também com o turismo sertanejo, que pode ser explorado pela caatinga e a cultura do homem do sertão”, salientou.
Atrativos visitados: Catedral, Matriz, Petrolina Antiga, Orla de Petrolina, Museu do Sertão, Oficina do Artesão Mestre Quincas, Embrapa, Vinícolas Garziera, ViniBrasi e Ouro Verde, Barragem de Sobradinho, e um pouco de Juazeiro, além de alguns hotéis e restaurantes de Petrolina.




Não podia ser diferente. Petrolina/Lagoa Grande e Juazeiro/Sobradinho têm grandes atrativos turísticos. Muitas obras poderiam ser feitas, tipo a Chesf, que lucra bilhões explorando nosso rio, poderia terminar o asfalto que resta, ligando Petrolina a Sobradinho; o governo do Estado poderia duplicar a estrada do Rodeadouro e das Pedrinhas; a Prefeitura tem o dever de duplicar o prolongamento da av. São Francisco até a av. da Integração; a Compesa poderia atuar melhor, pelo menos nos pontos turísticos…
É fato que Petrolina se destaca pelo turismo em acensão, mas é importante que o ministério do turismo e o governo do estado vejam que Pernambuco não é só porto de galinhas, praias, litoral… Tem um sertão aqui que respira desenvolvimento econômico que boa parte tem a ver com a rota do vinho e com o turismo de negócios.
A formidável obra de engenharia humana, a BARRAGEM de Sobradinho é reconhecida de maneira pública como uma das maiores ATRAÇÕES TURÍSTICAS , no itinerário do “destino turístico da região”, eis ai uma das molas que impulsionam o desenvolvimento de uma área, o TURISMO! Sim, a espetacular BARRAGEM de Sobradinho começa a brilhar entre as inúmeras ATRAÇÕES TURÍSICAS deste também magnífico Vale do São Francisco. Estive recentemente na Ilha do Massagano, em uma dessas tardes ensolaradas, em que a beleza do conjunto; rio, ilha e o esplendoros céu azul, torna o ambiente simplesmente idílico! Mas, lá também como na BARRAGEM, não existe uma estrutura séria para recepcionar o turísta como ele merece… Sei que são duas grandes ATRAÇÕES TURÍSTICAS, mas ainda sem infraestrutura, espero que essa nova perspectiva que surge no horizonte, as dotem de boas condições de recepcionar o turista e certamente em um futuro breve quando as visitarmos novamente, nossos corações, os corações que amam esse imenso vale do São Francisco retumbarão de alegria e prazer, ao constatar as vestimentas de gala que essas ATRAÇÕES TURÍSTICAS estarão vestidas! Boa sorte nesta possibilidade promissora BARRAGEM de Sobradinho!
Como tudo que vem de Recife não presta, essa EMPETUR vive fazendo projeto e obra que é boa, NADA! A Orla de Petrolina precisa ser revitalizada, com quadras esportivas, reposição de areia, etc. Também acho que a nossa orla deveria se aproximar mais do Velho Chico, não como no Portal do Rio, que ficou muito baixo, mas “esticando” a orla até próximo ao rio; ou seja, a orla em vez de ser onde é hoje, DEVERIA FICAR BEM PRÓXIMA DO RIO SÃO FRANCISCO. Só assim o petrolinense e o turística se sentiria mais integrado ao rio, as famílias se juntariam para pescarem, ou até mesmo pra contemplação!