Operação Pipa está suspensa temporariamente no mês de agosto

por Carlos Britto // 31 de julho de 2010 às 21:36

operacao pipaA Operação Pipa está suspensa temporariamente. Em nota à imprensa, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), coordenador do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Médio São Francisco, informou que o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), não repassou os recursos necessários para a continuidade do programa no mês de agosto.

Operação Pipa está suspensa temporariamente no mês de agosto

  1. GONZAGA PATRIOTA disse:

    Amigo Carlos Brito, quem conhece de perto como eu o sofrimento dos sertanejos da zona rural em razão da falta d´água nessaregião, não pode esperar pasivamente que a burocracia que envolve as autoridades governamentais em Brasilia, suspenda, outra vez, esse paliativo, porém necessário, processo de CARROS-PIPA. Vou amanhã à Brasília brigar pelos recursos para o 72 BI continuar levando água para os nossos irmãos sertanejos.
    Um grande abraço
    GONZAGA PATRIOTA

  2. Jota Santos disse:

    Até parece brincadeira. A um pouco mais de um mês, a Distribuição Emergêncial de Água Potável do Ministério da Integração Nacional/Secretaria Nacional de Defesa Civil – Operação Carro Pipa, teve o fornecimento de água as famílias da zona rural deste município e região afetadas pelo fenômeno de estiagem, paralisado.

    Hoje, em pleno período eleitoral, as famílias da área de sequeiro, mais uma vez, recebem a notícia de que não receberão água.

    Caros leitores, só pra terem idéia da gravidade do problema causado por essas constantes paralizações, as famílias da zona rural que receberam água (8.000Lt) no mês de julho, só voltaram a receber no mês de outubro, iste é, daqui a dois meses.

    Atualmente, em Petrolina, são disponibilizados aos beneficiários da Operação Pipa, 8.000 litros de água a cada dois meses, isto é, mês sim, mês não, destinado apenas para o consumo humano (beber e conzinhar). É evidente, que esse quantitativo de água é “insuficiente” para as famílias sobreviverem, mesmo se não ouvessem as interrupções.

    Vale lembrar que os mananciais que servem para abastecer as populações da zona rural, encontram-se todos secos, a única água disponível para o consumo hamano é a disponibilizada pela Operação Carro Pipa do MI/SEDEC, gerenciado pelo Exército.

    Por tudo isso, podemos concluir que, quem tiver dinheiro para comprar um pipa d’água que varia entre R$ 60,00 e R$ 120,00, vai superando a estiagem. E quanto aqueles que sequer tem dinheiro para comprar o que comer, como fica?

    É extremamente preoculpante a situação dessas famílias. É necessário e urgente mudar o modelo do atual Programa de Distribuição Emergêncial de Água Potável no Semiárido Nordestino, visto que não atende as necessidades básicas do povo que sofre com os efeitos da estiagem, pois, o ideal seria essas famílias receberem, no mínimo, uma carrada de água todo mês.

    É inaceitável que o programa só leve em conta, beber e cozinhar como necessidade básica daqueles que vivem na zona rural, para fins de cálculo do quantitativo de água a ser disponibilizada. E quanto a higiene pessoal? Será que esse povo não toma banho? E a roupa suja, será que eles não lavam? Se os mananciais se encontram “todos secos” como ficam os animais? As pessoas terão que ficar assistindo seus animais morrerem de sede? Pois bem, o nosso período chuvoso começa em dezembro, no entanto, as chuvas fortes que sevem para repor a carga dos mananciais só a partir de janeiro.

    Enfim, daqui até lá como ficará a situação? Sem dúvidas, calamitosa.

    Espero que esse meu desabafo sirva, pelo menos, de reflexão a todos, em especial, a classe política de nossa região.

    Jenivaldo Santos – J. Santos
    Técnico em Defesa Civil
    Ex-Coordenador Adjunto da Defesa Civil de Petrolina

  3. Salviano Ferraz disse:

    Esse governo Lula é uma vergonha;É muita irresponsabilidade parar os carros pipas justo agora que a seca está começando.

  4. Reginaldo Alencar disse:

    Que governo é esse? Até parece que não é nordestino!

    Desde janeiro vem ocorrendo uma desorganização na operação carro pipa em toda a nossa região, recursos cortados pela metade, período sem funcionar e meses de sofrimento para nossa população,que reside na área afetada pela estiagem, e agora nos entristece em sabermos que não tem recursos para a operação no mês de agosto. No município de Lagoa Grande são 7.500 (sete mil e quinhentas) pessoas passando por dificuldades, 90% dos mananciais estão vazios e 10% da água que resta é imprópria para o consumo humano.
    Parabenizamos o deputado Gonzaga Patriota pela sua atitude em defesa da nossa gente, e que também os outros deputados que representam o sertão abracem essa luta.

  5. neto disse:

    que governo e esse a seca começou agora e ele so se preocupa em pedir votos p a dilma , simplesmente esquece de governar cade o dinheiro para mandar agua para nos do semi arido.cearense

  6. raimundo fereira marques disse:

    so se o gonzaga conseguir verba para a operação pipa pois nos da comdec telefonamos para a sedec e não fomos atendidos , espero que nosso gonzaga consiga.

  7. Maria Natalina disse:

    Aqui no norte de minas a situação é a mesma, morrermos de sede
    tb, sem tomar banho e ver os bichos morrerem tb enqto Lulinha e Dilminha viajam pedinho votos por ai, kde meu amigo Lula que nos prometeu nao esquecer dagente sofrida do norte de minas, os candidatod a deputados federal daqui do norte de minas estao igual bicho na bicheira gastando nosso dinheiro que poderia ser gasto com entrega de agua.
    só Deus mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários