Operação Lava Jato: PF apreende esculturas e mais de meia tonelada de esmeraldas em Campo Formoso

2
Duas esculturas de esmeralda apreendidas em Campo Formoso-BA (Foto: Divulgação/Receita Federal)

A força-tarefa da Operação Lava Jato deflagrou nesta terça-feira (4), a Operação ‘Marakata’ – um desdobramento da ‘Câmbio, Desligo’. A ação da Polícia Federal (PF) investiga um esquema de comércio ilegal de pedras preciosas e semipreciosas, além da exportação feita com preços subfaturados e tendo como consequência a lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e evasão de divisas.

Na Bahia, a operação ocorre na cidade de Campo Formoso (norte do Estado), onde foram apreendidos documentos, equipamentos e pedras. Segundo a Receita Federal (RF), que também participa da ação, o material, a princípio, foi identificado como pedras ametistas. O órgão ainda informou que foram apreendidas esculturas em pedra verdes e cerca de 580 kg de pedras da mesma cor, aparentando tratar-se de esmeralda.

A investigação, realizada também pelo Ministério Público Federal (MPF), apurou que os envolvidos adquiriam as pedras de garimpeiros e atravessadores. Para comercializar, eles usavam documentos fiscais e comerciais com preços menores que os praticados e vendiam os materiais para países como Índia e China (especialmente para Hong Kong). A exportação irregular ocorria com valores subfaturados.

A força-tarefa está apurando se a rede de doleiros investigados na operação ‘Câmbio, Desligo’, deflagrada em 3 de maio deste ano, era usada para receber a diferença entre o valor real da exportação das pedras e o declarado às autoridades fazendárias. Auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita participam da operação, cumprindo os mandados de busca e a apreensão também no Rio de Janeiro. (Fonte: Jornal A Tarde)

2 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus que nos deu uma policia federal com competência para salvar nossa pátria Desses vermes .

    Parabéns para nós Brasileiros que temos a graça de vislumbrar dias melhores via operação lava jato da nossa amada e respeitada policia Federal que em tempo recorde exterminará corrupção e os corruptos.

    LULA NA CADEIA JUNTO COM O RESTO DO BANDO.

  2. Graças a Deus que nos deu uma policia federal com competência para salvar nossa pátria Desses vermes .

    Parabéns para nós Brasileiros que temos a graça de vislumbrar dias melhores via operação lava jato da nossa amada e respeitada policia Federal que em tempo recorde exterminará corrupção

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome