Operação erradica mais de 250 mil pés de maconha no Sertão pernambucano

por Carlos Britto // 08 de setembro de 2022 às 09:16

Foto: PF/reprodução

A Polícia Federal (PF) conseguiu erradicar no Sertão pernambucano, por meio da Operação ‘Phaseoli IV’, quase 256 mil pés de maconha. Os trabalhos aconteceram entre 14 de julho e a última segunda-feira (5) e foram divididos em três fases (levantamento, percussora e deflagração da operação).

As equipes ainda destruíram 51 mil mudas que estavam em 89 plantios, além de apreender 176 quilos de maconha já pronta para o consumo. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela PF em algumas ilhas dos Rio São Francisco na região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penha e Parnamirim.

A ação contou com o apoio de policiais civis, penais e do Corpo de Bombeiros. A operação teve incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves.

No dia 3 de setembro foram presos dois homens que estavam numa roça com 39 mil pés de maconha, no povoado de Belém de São Francisco. Eles foram autuados por tráfico de drogas e as penas variam de 5 a 15 anos de reclusão. Os dois foram encaminhados para o Presídio de Salgueiro, após a audiência de custódia. Phaseoli é o nome de um fungo que destrói as plantações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.