A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da 211ª Delegacia de Polícia de Cabrobó (Sertão do São Francisco) – vinculada à 25ª Delegacia Seccional de Polícia -, deflagrou, nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (13) a Operação ‘El Patrón’. O objetivo foi o enfrentamento qualificado ao tráfico de entorpecentes e à desarticulação de um núcleo criminoso estruturado atuante no município.
A operação decorre de investigação desenvolvida pela equipe da 211ª Circunscrição, a qual revelou a existência de associação criminosa voltada à comercialização de crack e cocaína, utilizando-se de mecanismos de ocultação patrimonial, movimentações financeiras fracionadas, interposição de terceiros e utilização de estabelecimentos comerciais para dissimulação de ativos oriundos da atividade ilícita.
Durante a ofensiva policial, foram executadas 11 medidas judiciais, sendo cinco mandados de prisão cautelar e seis de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Cabrobó (Processo nº 0000575-90.2026.8.17.2380). A ação contou com a atuação integrada de aproximadamente 40 policiais, entre civis e militares.
Houve também apoio especializado da equipe K9 — Canil do 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), sediado em Petrolina, cuja atuação foi fundamental no auxílio às buscas realizadas durante o cumprimento das medidas judiciais. No curso das diligências, foram efetuadas cinco prisões, além de apreensão de arma de fogo, entorpecentes, valores em espécie, veículos automotores e um jet ski. Esses bens, segundo a polícia, são supostamente vinculados às atividades investigadas e incompatíveis, em tese, com a renda formal declarada pelos investigados.
Hierarquia do crime
As investigações apontam que o grupo criminoso atuava de forma estruturada e hierarquizada, utilizando pontos estratégicos para distribuição de entorpecentes, além de mecanismos destinados à lavagem e ocultação patrimonial. As diligências também evidenciaram a forte relação entre o tráfico de crack e a prática reiterada de crimes patrimoniais na região, fomentando um ciclo contínuo de degradação social e violência urbana.
A operação foi coordenada pelo delegado Lucas Vieira Torres, titular da 211ª Delegacia de Polícia de Cabrobó, sob supervisão do delegado Seccional Lamartine Salvador Fontes Filho, titular da 25ª Delegacia Seccional do município. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos, aprofundar a análise patrimonial e financeira do grupo criminoso, bem como individualizar a participação de demais integrantes da estrutura investigada.


